05 de abril, de 2018 | 18:24

Moro decreta prisão de Lula e dá até sexta-feira para petista se entregar à PF

O juiz federal Sérgio Moro deu prazo até esta sexta-feira (6) ao ex-presidente Lula para se apresentar

Juiz da Lava Jato recomenda a ex-presidente que se entregue à Polícia Federal até 17h desta sexta-feira, 6Juiz da Lava Jato recomenda a ex-presidente que se entregue à Polícia Federal até 17h desta sexta-feira, 6


Juiz da Lava Jato recomenda a ex-presidente que se entregue à Polícia Federal até 17h desta sexta-feira (6) ‘voluntariamente’ à Polícia Federal em Curitiba, base da Operação Lava Jato. Em despacho desta quinta, 5, Moro estipulou a Lula que se apresente até às 17h desta sexta-feira. “Relativamente ao condenado e ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17h do dia 6/4/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão”, anotou.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do caso triplex do Guarujá. Na madrugada desta quinta-feira, 5, o petista sofreu revés no Supremo Tribunal Federal, que negou por seis votos a cinco o habeas corpus preventivo movido pelo petista para poder recorrer em liberdade até a última instância contra a sentença na Lava Jato.

“Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”, escreveu.

PGR

Em nota divulgada nesta quinta-feira (5), a Procuradoria-Geral da República (PGR) diz que a negação do pedido de habeas corpus preventivo ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pelo Supremo Tribunal Federal (STF) “contribui para que ninguém esteja acima da lei”. O texto afirma ainda que o Ministério Público (MP) “seguirá firme em seu dever de promover a Justiça e aplicação da lei para todos, de modo a dar segurança jurídica e nutrir confiança nas instituições”.

Como ainda há ainda trâmites processuais pendentes no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal com sede em Porto Alegre, havia expectativa que o encarceramento de Lula fosse ocorrer somente depois das decisões.

O costume no TRF4 tem sido o de negar rapidamente, por considerar esse tipo de recurso protelatório. Em outros casos semelhantes o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba e responsável pela condenação na primeira instância, tem se posicionado, às vezes por esperar as decisões e as vezes por não esperar, como é agora o caso de Lula.

Silêncio

Na quarta-feira e hoje o ex-presidente lula evitou pronunciamentos sobre a decisão do STF. Entretanto, o PT divulgou nesta quinta-feira, um vídeo em que destaca trechos de um discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março, durante o Fórum Social Mundial, em Salvador. Na ocasião, ele falou sobre a possibilidade de ser preso caso o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitasse seu pedido de habeas corpus preventivo contra a prisão em segunda instância, o que acabou acontecendo na madrugada desta quinta. "Querem me prender para calar minha voz, mas eu falarei pela voz de vocês", declarou Lula, no encontro de Salvador, em março.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Frederico

05 de abril, 2018 | 19:41

“Que bom, agora para fazer Justiça verdadeira é preciso prender o Névoa imediatamente e muitos outros aí a justiça será completa!”

Sid10

05 de abril, 2018 | 18:48

“Deu ruim hein.... nada de terceira ou quarta instância.”

Envie seu Comentário