28 de março, de 2018 | 11:32

A moda perdeu um ícone

Wagner Penna e as novidades do mundo fashion

MINAS TREND
As primeiras informações sobre a próxima edição da feira Minas Trend, entre 17 e 22 de abril, em Beagá, começam a sair para a imprensa, em doses homeopáticas.

Uma delas diz que os desfiles nesses lançamentos para o verão 19 terão a grife-sucesso Skazi, o refinamento da Fátima Scolfield, o estilo novo da Virgílio Couture e a moda-lab da NotEqual, que pertence ao estilista Fábio Costa, integrante de um reality fashion na TV. Há de se dizer que as vendas dos estandes continuam indo bem, principalmente no vestuário.

E há também de se dizer que a turma jovem do estilo, que já tem eventos internos na feira, agora está se unindo para promover algo mais comercial, fora da feira, aproveitando o vaivém de compradores. Afinal, um dos objetivos de qualquer evento fashion é viralizar a moda local, não?

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A morte de Givenchy foi o destaque da semanaA morte de Givenchy foi o destaque da semana
GIVENCHY
Na semana passada, a notícia fashion de maior destaque foi a morte do estilista Hubert de Givenchy, em Paris. Ele ficou famoso por criar o figurino do filme Bonequinha de Luxo, imortalizando a imagem da atriz Audrey Hepburn com seu vestido pretinho, chapéu, luvas e cigarreira longa.

Um ícone fashion eterno. Ele se foi aos 91 anos, mas desde os anos 1980 já não era mais dono da própria marca. É preciso dizer que sua vida foi longa o bastante para ver a moda descer da exclusiva haute-couture para a popular fast-fashion. Um processo de democratização, digamos assim, impensável nos anos 1950 e 1960.

RUBROS
As primeiras peças do inverno 2018 começam a chegar às araras do varejo, mesmo com a temperatura alta e chuvas diárias. Essa prévia invernal pode até não vender o esperado, mas movimenta as lojas.

As vitrines mostram o que o frio mais pede: botas cano longo, xadrez, muito couro fake, óbvio, cores sóbrias e por aí vai. Como já dissemos aqui várias vezes, a novidade está nos tons avermelhados, que podem ir do vermelho rubro ao laranja forte, passando pelo ocre terroso.

É um pouco da alegria fashion para dias de neblina, névoa e caldos quentes. Como a moda muda a cada semana, é preciso dizer que isso será apenas o início. Depois vem mais coisa.

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Inverno 18: o xadrez multicor da VersaceInverno 18: o xadrez multicor da Versace
VAIVÉM
* Poucos sabem, mas Portugal também tem sua semana de moda. E lá eles aboliram a expressão ‘fashion week’, usando o claro e bom português ‘semana de moda’. Quanto aos desfiles, foram apenas meia dúzia deles, mas o suficiente para movimentar Lisboa num fim de semana. ***

* A moda e a velocidade acabaram por se unir de forma comercial. A saber: a marca americana Tommy Hilfiger será uma das patrocinadoras do carro da Mercedes-Benz na Fórmula 1, pilotado pelo Lewis Hamilton. E não poderia ser outro, pois o inglês é super fashion. ***

* O prêmio da moda norte-americana mais cobiçado, o da CFDA, será entregue em junho. Nesta semana, foram anunciados os finalistas. Na moda feminina, há nomes como Raf Simons e Marc Jacobs. Homenagens também para Carolina Herrera e Donatella Versace. ***

PONTO FINAL - Nos lançamentos em pronta-entrega, para o lojista comprar na confecção e revender para a consumidora final, houve um detalhe importante neste 2018.

Embora se tenha visto muitas propostas em calças, saias e pantcourts (calças largas cortadas na canela), as criações de blusas não seguiram a mesma proporção.

Resultado: poucas opções de variações. Quem é mais prática encontrou a saída comprando camisas clássicas brancas, que podem acompanhar qualquer peça. Fica a dica.
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