Expo Usipa 2024 02 - 728x90

28 de março, de 2018 | 11:08

Música Minas tem nova edição

Edital disponibiliza R$ 700 mil para ajuda de custo em viagens de artistas

Minas Gerais é sinônimo de musicalidade, de acordes e sons que colorem a seu território, sinônimo de música e músicos de qualidade. Para fortalecer a cadeia criativa e produtiva da música autoral independente mineira, a Secretaria de Estado de Cultura lançou, na terça-feira (27), mais uma edição do Música Minas.

O programa de intercâmbio cultural viabiliza viagens por municípios do Brasil e dos cinco continentes, proporcionando a troca de experiências com outras culturas, formação de uma rede de contato e ampliação do público.

Omar Freire/ImprensaMG/ACS SEC
O secretário de cultura de Minas, Angelo OswaldoO secretário de cultura de Minas, Angelo Oswaldo
São R$ 700 mil, a título de ajuda de custo, para despesas com passagens, seguros de viagem, hospedagem e alimentação, entre outras. As inscrições já estão abertas e os interessados podem acessar o edital no site www.cultura.mg.gov.br.

A novidade do edital 2018, a participação da sociedade civil na comissão de avaliação de projetos do Música Minas, foi ressaltada pelo secretário Angelo Oswaldo.

“As contribuições trazidas pela cadeia produtiva da música mineira são essenciais, e o processo seletivo deste ano se fortalece com a participação da sociedade civil”, disse. O secretário falou ainda sobre a relevância do programa para difundir a música e a cultura mineira.

“O Música Minas leva nossa identidade musical a todos os continentes. Uma viagem gera novos contatos e convites, cria um intercâmbio cultural que permite a troca de linguagens entre artistas. Isso fortalece a cadeia produtiva e projeta a cultura e o fazer artístico no estado”, conclui.

O lançamento do edital, na Sala Juvenal dias, no Palácio das Artes, teve participação de contemplados na edição 2017 do programa.

Omar Freire/ImprensaMG/ACS SEC
As tamboreiras do grupo SiHembra encantaram o públicoAs tamboreiras do grupo SiHembra encantaram o público
O grupo de tambores SiHembra, com Isabela Leite, Poliana Tuchia e Maria Milagros, abriu os trabalhos. Elas levaram os tambores mineiros para Barranquila, na Colômbia, onde fizeram uma residência artística na Fundação Rede de Tamboreras.

Na apresentação, o SiHembra recebeu as convidadas Claudia Manzo, artista chilena residente em Minas Gerais, e Bela Couy. Para a percussionista Isabella Leite, o intercâmbio em solo colombiano propiciou a formação de uma nova rede de apoio a mulheres e abriu espaço para o grupo na América Latina.

“A viagem nos rendeu excelentes frutos. Um deles foi a organização do coletivo “Mulheres de América-Latina reunidas pelo Tambor (M.A.L.T.A.), um mapeamento das mulheres protagonistas na música de percussão”, explica Isabella.

Na sequência, a sonoridade jazzística do pandeirista Tulio Araújo encantou o público. Com os músicos Dan Oliveira (guitarra), Tiago Araújo (baixo), e Julian Tarragô (acordeon), o músico fez releituras de Edson Vianna, Sivuca e Miles Davis.

Em 2017, o artista viajou com o grupo “Tulio Araújo e o Projeto Dobradura” para os Estados Unidos, onde lançou o álbum “Monduland”. A viagem permitiu ao artista criar novas conexões, mostrar o potencial da música mineira e fechar novas apresentações em solo norte-americano.

Omar Freire/ImprensaMG/ACS SEC
Túlio Araújo e seu grupo fizeram várias releiturasTúlio Araújo e seu grupo fizeram várias releituras
“Tenho cinco shows agendados em Nova York este ano. As pessoas me procuram para marcar datas, pagando minhas passagens. Agradeço muito à Secretaria de Estado de Cultura por ter me proporcionado essa experiência. Vida longa ao programa”, afirma o pandeirista.

Para garantir a pluralidade e democratização do acesso aos recursos, o edital estabelece que projetos oriundos do interior entram como primeiro critério de desempate.

O segundo critério elege e privilegia propostas com temáticas voltadas aos afrodescendentes, índios, deficientes físicos, empoderamento da mulher e grupos LGBTs.

As propostas podem ser inscritas durante todo o ano, não se limitando às datas das viagens estipuladas pelas seleções. Os proponentes que planejam embarcar em dezembro já podem pleitear os recursos. As inscrições estão abertas para qualquer período de viagem em 2018. O edital com todas as informações está disponível no site www.cultura.mg.gov.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário