27 de março, de 2018 | 15:55

Otan expulsa sete diplomatas russos por ataque a ex-espião no Reino Unido

O secretário-geral da Otan ressaltou que as expulsões dos diplomatas "enviam uma mensagem clara à Rússia"

Divulgação
Secretário geral da Otan, Jens StoltenbergSecretário geral da Otan, Jens Stoltenberg
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) decidiu expulsar sete diplomatas da Rússia em resposta ao envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha em Salisbury, no sul da Inglaterra - incidente do qual o Reino Unido responsabiliza o governo de Moscou -, segundo anunciou nesta terça-feira (27) o secretário-geral da aliança, o ex-primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg.

"Hoje retirei o credenciamento de sete funcionários da missão russa para a Otan. Também negarei a solicitação de credenciamento pendente para outros três", declarou o político norueguês em entrevista coletiva.

Stoltenberg explicou que o Conselho do Atlântico Norte, o principal órgão de decisão política da Otan, apoiou reduzir para dez membros "o tamanho máximo" da representação russa perante a aliança, que ficará composta por 20 pessoas após as saídas anunciadas hoje.

O secretário-geral da Otan ressaltou que as expulsões dos diplomatas "enviam uma mensagem clara à Rússia de que há custos e consequências para o seu padrão de conduta" e especificou que as mesmas ocorrem após "a falta de uma resposta construtiva" ao incidente em Salisbury no dia 4 de março.

“Em linha”

Para ele, a medida está "em linha" com as obrigações legais da Otan. Stoltenberg afirmou que a resposta da Aliança ao envenenamento de Skripal e sua filha Yulia em solo britânico com um agente químico que ataca o sistema nervoso não representa uma mudança no enfoque da organização a respeito das suas relações com a Rússia, que combina o diálogo com uma "defesa forte".

"A Rússia ainda terá uma missão diplomática perante a Otan. O seu tamanho será grande o suficiente para facilitar o diálogo político entre a organização e a Rússia", disse o líder da aliança.
Ele destacou que o ataque a Skripal foi a primeira utilização de um produto químico nervoso no território da Otan e indicou que, até ao momento, 25 países-membros da aliança e outros associados já expulsaram "cerca de 140 funcionários russos" devido ao envenenamento.

"Esta é uma resposta internacional ampla, sólida e coordenada", apontou Stoltenberg. A Aliança do Tratado do Atlântico Norte também expressou solidariedade com o Reino Unido e ofereceu apoio na investigação aberta do caso.

(Com informações: Agência Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário