Vice-prefeito anuncia afastamento de Sebastião Quintão no dia 6

Segundo Jésus, o prefeito, que ainda aguarda a decisão de afastamento definitivo do cargo, deverá sair da Prefeitura de Ipatinga com a finalidade de disputar uma cadeira no Senado Federal

Wôlmer Ezequiel


Prefeito faria a desincompatibilização para disputar as eleições de outubro

O vice-prefeito de Ipatinga, Jésus Nascimento, afirmou à imprensa o afastamento do prefeito Sebastião Quintão (MDB) no dia 6 de abril, ou seja, na primeira sexta-feira do mês. Segundo Jésus, o prefeito, que ainda aguarda a decisão da Justiça Eleitoral para o seu afastamento do cargo, deverá sair da Prefeitura de Ipatinga com a finalidade de disputar uma cadeira no Senado Federal ou até mesmo à Presidência da República.

O dia 6 de abril é a data limite imposta pela legislação eleitoral para que as pessoas que ocupam cargos políticos possam realizar a desincompatibilização da função e concorrer nas eleições gerais de 2018.

O prefeito Sebastião Quintão já fez o anúncio para os secretários de seu governo e também aos vereadores da base.
Com o afastamento de Quintão, o vice assume a administração municipal de forma temporária. Ainda há a expectativa de ocorrer afastamento definitivo da chapa, que deve ser determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em cumprimento à decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre retroatividade da Lei da Ficha Limpa.

No dia 1º de março, os ministros do STF entenderam que é aplicável o prazo de oito anos de inelegibilidade aos condenados pela Justiça Federal por abuso de poder econômico ou político, anteriormente à Lei Complementar 135/2010, conhecida como a Lei Ficha da Ficha Limpa. Portanto, o prefeito Sebastião Quintão, que foi cassado em 2009, foi atingido pela determinação.

O próximo passo é que o TSE determine a execução ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), contudo, não existe um prazo para isso ser realizado.

Quando ocorrer, o comando do Executivo municipal será assumido pelo presidente da Câmara Municipal, Nardyello Rocha (MDB), até que a Justiça Eleitoral conclua o processo de uma eleição suplementar para o cargo.

Já publicado:
'Não há mais nada que Quintão possa fazer para evitar sua saída', afirma advogado

Mudança

De acordo com entrevista do vice-prefeito, veiculada pela rádio Itatiaia Vale, na manhã desta terça-feira (27), Sebastião Quintão poderia deixar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), antigo PMDB. “O partido é histórico para o prefeito e ele teria certa dificuldade em sair. Mas sei que ele tem convites de várias outras legendas”, informa Jésus.

Para o vice-prefeito, Sebastião Quintão seria um bom nome para a representação política do Vale do Aço na instância federal. “Quintão poderia ser muito útil na esfera federal. Gostaríamos que ele pudesse ampliar a força política para auxiliar a nossa região, que é carente de pessoas que nos representam, temos um deputado federal e dois estaduais”, avalia Jésus.

O vice-prefeito admitiu a possibilidade de se candidatar à eleição extemporânea que deverá ser convocada para a prefeitura de Ipatinga, uma candidatura possível no entendimento de alguns juristas, mas rechaçada por uma sentença dada pelo então ministro do TSE Caputo Bastos, em 2007, a qual define que “o candidato cassado que deu causa à anulação das eleições não pode concorrer na renovação do pleito”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Orleida Ramos Gomes Barboza 28 de Março, 2018 | 23:24
Quantos comentários de quem não sabe de nada que aconteceu em nossa querida Ipatinga.E aos comentários acima, estão ofendendo nossos IDOSOS, que merecem nosso respeito e admiração. São experientes e pode nós ENSINAR Á TRABALHAR, O EXEMPLO É NOSSO PREFEITO SEBASTIÃO QUINTÃO O QUAL MENCIONARAM. Na Gestão atual nossa Cidade anda é pra frente. Eu esperava por uma cirurgia há anos, Graças a Deus e ao Prefeito já está marcada, e muitas pessoas que esperavam algum tratamento foram beneficiadas.Salários e férias dos funcionários em dia. PARABÉNS PREFEITO OBRIGADA POR TUDO QUE FEZ POR IPATINGA, SENDO ELEITO TENHO CERTEZA QUE NOSSA CIDADE SÓ TEM A GANHAR. Seja bem vindo vice Prefeito Jésus Nascimento.
Judvan Vieira 28 de Março, 2018 | 19:53
Nosso Prefeito Sebastião Quintão é um homem honrado, preparado, digno e temente ao senhor Deus. Ele nos dá provas a cada dia da sua eficiência na gestão da coisa pública e nós, moradores, devemos dar graças à Deus, todos os dias, pelo que recebemos desta maravilhosa Administração Pública! Vejamos então o que não me deixa mentir:

Num passado recente não tínhamos tantos buracos como temos hoje em dia nas ruas Ipatinguenses; não muito distante de hoje as nossas crianças frequentavam escolas em período integral; ainda num passado recente discutíamos e tínhamos orçamento para investimentos diretos nas escolas geridos pela comunidade escolar e, para finalizar, num tempinho logo ali atrás não tínhamos instabilidade política em nossa cidade e, ainda, não tínhamos filho de Prefeito mandando e desmandando e gerindo Prefeitura como se fosse um Coronel!!

Por isso que sigo orando e pedindo para este nosso iluminado gestor seguir nessa majestosa carreira política!!!

Eu me auto-declaro o típico Brasileiro: "sofredor eterno" ... Vai com Deus Quintão !!!!!
Candidato a Presidência da República 28 de Março, 2018 | 10:25
Meus caros eleitores, também estou me candidatando à presidência da República. Se eu for eleito, prometo instaurar um Governo com 50% de desconto em todos os impostos. Votem em mim!!!
Helenice Ferreira de Souza 28 de Março, 2018 | 09:14
Absurdo isso, fico indiguinada com tamanha covardia desse ser... Ao invés de jogar a toalha e passar a bola ele coloca outra pessoa na linha de tiro.
Quintao o senhor não passa de um tremendo cara de pau e , covarde.
Sabonete 28 de Março, 2018 | 08:21
ESSE CARA DEVERIA PROCURAR É UM ASILO DE IDOSOS....BANANEIRA QUE JÁ DEU CACHO....
Mininu Bão 27 de Março, 2018 | 21:28
Deve ser urgentemente encaminhado a um psiquiatra O caso é muito sério
Eu 27 de Março, 2018 | 20:25
Já embarcaram na bizarrice. Já foi noticiado que, na verdade, Sebastião Quintão pretende se candidatar a Presidente da República, e para isso mudará de legenda. Fanfarronice sem limites!
Joao 27 de Março, 2018 | 19:14
senador? presidente? kkkkkkkkk ele tem que usar e oleo de peroba na cara.
Juam 27 de Março, 2018 | 18:06
Pensemos: Se o Quintão não tem competência pra ser prefeito... quer candidatar ao senado? Quanta bobagem... Espero que os jornais locais não embarquem e apoiem nesta bizarrice.
Gildázio Garcia Vitor 27 de Março, 2018 | 14:01
E quem assume a Secretaria de Educação?

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO