27 de março, de 2018 | 13:01

O tango da Orquestra de Câmara

Concerto será hoje, às 20h, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas

A noite desta quarta-feira (28) está reservada para os amantes do tango. A 2º Noite de Orquestra de 2018 – Série Música Instrumental – apresentará a Noite Argentina, às 20h, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, com a Orquestra de Câmara do Vale do Aço.

O concerto é gratuito, um dos sete espetáculos realizados este ano pela Orquestra de Câmara do Vale do Aço no Centro Cultural Usiminas.

Rodrigo Zeferino/Divulgação/ACS CCU
A orquestra e seus músicos encantam o público no jardim externo do centro culturalA orquestra e seus músicos encantam o público no jardim externo do centro cultural
A Série Música Instrumental faz parte do projeto Plano Anual de Atividades do Instituto Usicultura, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A primeira apresentação, em fevereiro, foi um sucesso. Agora, os músicos montaram um espetáculo com os tangos argentinos mais famosos, homenageando os músicos e compositores Astor Piazzolla e Carlos Gardel. No repertório estão Noites Portenhas, Oblivion e Libertango, entre outras.

O maestro da orquestra, Vinícius Saturnino Chaves, enfatiza a importância dos homenageados. “Carlos Gardel é um ícone do tango, como compositor e intérprete. Astor Piazzolla incorporou com maestria o tango tradicional aos recursos da música clássica e do jazz norte-americano. Eles foram dois gênios”, destaca.

Penélope Portugal, diretora do Instituto Cultural Usiminas, afirma que a Série Música Instrumental é uma ótima oportunidade para democratizar o acesso à música. “Sediar a Noite de Orquestra é um privilégio. Levamos música de qualidade e gratuita à população”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Bach & Vivaldi

27 de março, 2018 | 18:35

“Infelizmente esta orquestra não é mais como era antes, uns anos atrás. Este maestro é um bom músico mas prefiro ele quando era oboísta. A Orquestra deixou de tocar música erudita e de qualidade para tocar música comum (rock, pop, samba, pagode, forró e etc). Bons tempos quando o saudoso Maestro Luciano Mendes era o maestro desta orquestra. Mas ainda dá tempo de mudar o repertório e melhorá-lo. Lembro de quando tocavam Villa-Lobos, Bach e outros. Agora, quem é do Vale do Aço e quer ouvir música erudita, precisa ir até BH ou aproveitar a vinda de uma orquestra visitante ao Vale do Aço.”

Envie seu Comentário