19 de março, de 2018 | 14:42

Bispo mineiro e padres de Goiás são presos por desvio R$ 2 milhões

O bispo mineiro, José Ronaldo Ribeiro foi preso nesta manhã, além quatro padres e um monsenhor

Reprodução
 O bispo de Formosa (GO), José Ronaldo Ribeiro foi preso nesta manhã O bispo de Formosa (GO), José Ronaldo Ribeiro foi preso nesta manhã
O Ministério Público (MP) de Goiás deflagrou, na manhã de segunda-feira (19), a Operação Caifás, que investiga desvios de cerca de R$ 2 milhões por membros da administração central da Diocese de Formosa e de paróquias associadas. O bispo de Formosa (GO), José Ronaldo Ribeiro foi preso nesta manhã, além quatro padres e um monsenhor. O bispo é mineiro de Uberaba.

Dom José Ronaldo assumiu a Diocese de Janaúba em agosto de 2007. Em 2010, após dom José Ronaldo ter nomeado um irmão dele para a gerência de Finanças da Diocese de Janaúba, surgiram denúncias de irregularidades na movimentação de recursos da Igreja Católica na cidade.

Por determinação do MP, policiais civis cumprem 13 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão nos municípios de Formosa, Posse e Planaltina, em residências, dependências da diocese e em um mosteiro.

Os valores desviados pela Cúria são provenientes de dízimos, doações e taxas pagas pelos fiéis para cobrir batismos, casamentos e cerimônias afins. Segundo o MP, com o avanço das apurações, é muito provável que a quantia subtraída pelo grupo criminoso supere a estimativa informada pela assessoria de imprensa do órgão. O número preciso deve ser conhecido dentro de uma semana, quando o processo será protocolado.

O MP passou a averiguar os fatos após fiéis comunicarem aos promotores a suspeita de desfalques que teriam sido iniciados em 2015.

A operação é coordenada pelos promotores de Justiça Fernanda Balbinot e Douglas Chegury e conta com a atuação de integrantes do Centro de Inteligência e do Gabinete de Segurança Institucional do MP, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Entorno do Distrito Federal e, ainda, da Polícia Militar.

O nome da operação é uma alusão a Joseph Caiaphas que, de acordo com a Bíblia, foi o sumo sacerdote que entregou Jesus a Pôncio Pilatos.

(Com informações: Agência Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Kleber Batista

20 de março, 2018 | 11:05

“Acho que não devemos só criticar não devemos e denunciar Só que infelizmente os órgãos que fiscaliza parece que tem um medo de padre ou de falar sobre a igreja quando a gente tenta denunciar delegado promotor jornais não dá ideia Como disse um colega meu eles acham que praga de Padre pega
kkkk Vamos ver até onde vamos com tudo isso”

Kleber Batista

20 de março, 2018 | 10:59

“Indiferente que seja evangélico católico Espírita que seja o que for não se cabe corrupção não estou criticando a entidade igreja Só peço que a população tome cuidado fiscalize para onde vai o seu dinheiro seja doação seja pagamento seja o que for fiscalize estamos cansados de tanto vagabundo corrupto a igreja católica é rica em todos os sentidos mais uns cara que nem este merece cadeia por um bom tempo”

Zé Peludo..

19 de março, 2018 | 23:31

“Uai...kadê o povo que gosta de ficar sentando a lenha em evangélicos...vão se pronunciar não.kkkk
Reza a lenda que a igreja católica é a mais rica do universo....”

Kleber Batista

19 de março, 2018 | 21:36

“Essa história do bispo e dos Padres da diocese de Formosa por mais que alguém acha que não seja verdade não é só lá não em todas as dioceses existe isso acho que precisa da intervenção Federal para apurar mais pois são dinheiro de fiéis que mais necessita que tem mais boa vontade de doar que são desviados os corruptos Sem Vergonha em nome da igreja e de Deus”

Kleber Batista

19 de março, 2018 | 21:26

“Este assunto do bispo e padres preso na Diocese de Formosa desviando milhões da igreja acho que as autoridades deveria aprofundar mais por que não são só eles não próximo a nós todo dia tem isso acho que pode comparar com os corruptos da lava jato dinheiro que não tem tem nota fiscal fundição líder religioso que usa o nome da igreja e de Deus para explorar os mais pobres a fim de se enriquecer”

Envie seu Comentário