19 de março, de 2018 | 10:57

Exposição Portinari - segunda fase

Ipatinga recebe 39 réplicas do maior pintor modernista brasileiro

A história do país contada por meio de 39 réplicas de obras do maior pintor modernista brasileiro.

Assim é “O Brasil de Portinari”, complemento da segunda fase da exposição “Candido Portinari - Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga”, em exibição na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas. A exposição será reaberta à visitação nesta terça-feira (20), de terça a sábado, de 10h às 21h.

Penélope Portugal, diretora do Instituto Cultural Usiminas, destaca que a esta fase da exposição vai oferecer ao público mais conhecimento sobre o pintor modernista, por meio do trabalho do estilista Ronaldo Fraga.

“Recebemos mais uma etapa de um trabalho rico em cultura, que conta muito sobre a história do Brasil. A cultura é fundamental na construção da sociedade e base sustentadora de transformações relevantes”, frisa.

Divulgação
Os retirantes é uma das mais famosas obras do artistaOs retirantes é uma das mais famosas obras do artista
O Brasil de Portinari
As réplicas de Portinari expostas dividem-se em seis módulos: Histórico, Paisagens, Cultura Brasileira, Social, Cenas de Trabalho e Etnias Plurais. Os visitantes verão réplicas de obras como Brodowski, Cangaceiros, Circo, Descobrimento, Espantalhos, Pau-Brasil, Primeira Missa e Retirantes.

A coleção “O caderno secreto de Candido Portinari”, de Ronaldo Fraga, continua na Galeria Hideo Kobayashi com as cores, formas e traços do universo portinariano. A réplica do maior quadro de Portinari em Minas Gerais, o painel Civilização Mineira, e o processo de restauro da obra, levam o público a mergulhar na vida e obra da primeira fase do artista.

“Portinari retratou as belezas e mazelas de um Brasil rural, por toda a vida. Suas obras cantam cantigas de roda, voam como balões de São João, dançam em festas de casamento na roça e choram as dores dos retirantes da seca. Ele inventou as cores certas para pintar a guerra e a paz”, diz o curador da exposição Portinari, Ronaldo Fraga.

Cultura de paz nas escolas
Com atividades para alunos e professores de escolas do Vale do Aço, a exposição receberá nos dias 27 e 28, das 19h às 22h, a oficina “Portinari - O Pintor da Paz - Por uma Cultura de Paz nas Escolas”, ministrada pela coordenadora do núcleo de arte-educação do Projeto Portinari, Suely Avellar. A oficina é gratuita e voltada para educadores.

Por meio da obra “Guerra e Paz” (1956), de Portinari, busca-se incentivar reflexões sobre temas próprios a uma cultura de paz nas escolas, além de despertar a curiosidade pela arte e cultura brasileira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Ação Educativa, Centro Cultural Usiminas, pelo telefone 3824-3731.

Ação Educativa
A exposição “Candido Portinari - Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga” permite ao público uma experiência lúdica e envolvente, com maior aproximação do pintor e sua obra. As visitas guiadas, orientadas por monitores, estimulam leituras e reflexões da obra e da história de Candido Portinari.

Atividades com oficinas de arte referentes às obras da exposição serão oferecidas a estudantes e professores, em turmas previamente agendadas. A exposição Portinari conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio institucional dos Institutos Portinari e Cultural Usiminas.

SERVIÇO:
Exposição Candido Portinari
Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga
Até 6 de maio de 2018 (2ª fase)
Terça a sábado, de 10h às 21h
Galeria Hideo Kobayashi
Centro Cultural Usiminas
Oficinas - 3824-3731
Entrada Franca
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário