EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

16 de março, de 2018 | 09:37

Histórias milenares chinesas

Fábulas, contos e cantos, com entrada gratuita, na Biblioteca Pública Estadual

Vinícius Cardoso/Divulgação/ACS SEC
As histórias chinesas preservam milênios de históriaAs histórias chinesas preservam milênios de história
Textos com histórias da milenar cultura chinesa serão apresentados na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais na manhã deste sábado (17), em mais uma edição do projeto Hora do Conta e da Leitura Especial.

O Setor Infanto-juvenil (BIJU) irá receber contação de histórias do país asiático narradas por Rosilda Figueiredo e Elisângela Souza. As atividades são gratuitas e começam às 10h.

Intitulada “Papel Recortado”, a atividade também conta com demonstração sobre a técnica que utiliza dobraduras feitas em uma folha, para depois recortá-las, criando imagens de objetos ou seres.

Entre os textos selecionados estão os contos “Pote Vazio”, de Demi, que trata da importância da honestidade, e “O imperador e o rouxinol”, pertencente à oralidade chinesa e que aborda a importância da liberdade.

Além deles, serão apresentados os minicontos “A moça que queria comer no Leste e dormir no Oeste”, “O amor pelos dragões” e “A coruja que queria mudar de casa”, todos provenientes da cultura oral do país asiático.

“Vamos mostrar a cultura chinesa de forma não estereotipada. Também queremos demonstrar a tradição, crenças e valores daquele país. Os contos chineses trazem um conhecimento humano e social de uma forma muito poética”, afirma Rosilda Figueiredo.

A contadora de histórias acredita que a realização das leituras pelo público infanto-juvenil desperta para um novo mundo e aguça a percepção. “Sempre que participo do projeto percebo o quanto ele é importante para a formação de novos leitores.

Assim que terminamos as leituras as crianças saem à procura do livro nas prateleiras para conferir se aquilo que dissemos a elas realmente é verdade”, diz Rosilda.

Vinícius Cardoso/Divulgação/ACS SEC
Máscaras, leques e vestuário dão um toque especialMáscaras, leques e vestuário dão um toque especial
“Queremos que o leitor acesse cada vez mais a biblioteca. A Hora do Conto e da Leitura nos auxilia a manter a proximidade com os novos e jovens leitores. Incentivar o contato com o livro e a leitura é o melhor modo de fomentar uma sociedade mais crítica”, diz Vanessa Mendes, Coordenadora do Setor Infanto-Juvenil.

Exposição
O evento deste mês é uma extensão da exposição “O monge e o leão chinês: uma exposição sobre arte marcial, música e teatro chinês”, que está em cartaz na BIJU até o dia 7 de abril e aborda a relação das artes marciais da China com a música, dança e teatro.

A mostra apresenta ao público instrumentos musicais, máscaras e jogos que são utilizados nas artes marciais chinesas, inclusive kung fu, além de livros que abordam o assunto.

Uma fantasia do leão utilizada na tradicional “dança do leão” e a máscara e figurino do monge que interage com o leão também estão na exposição. “A nossa intenção é criar uma simbiose com os dois eventos e apresentar ao público infantil e jovem os aspectos dessa cultura milenar que tanto tem a nos ensinar”, avalia Vanessa.

SERVIÇO:
Hora do Conto e da Leitura
Sábado (17) – 10h
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Setor Infanto-juvenil
Praça da Liberdade, 21 – Funcionários - Circuito Liberdade
Belo Horizonte
Entrada Gratuita
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário