13 de março, de 2018 | 15:16

Beagá Psiu Poético no Palácio das Artes

Evento vai acontecer em vários pontos da capital mineira, reunindo poetas e artistas

A partir desta quarta-feira (14) e até domingo (18), a capital mineira recebe o Beagá Psiu Poético, com poesia, artes plásticas, cinema, teatro e dança. A programação inclui poetas, vídeo makers, bailarinos, músicos, performances, professores e estudantes.

Rafael Mota/ACS SEC
A escritora Marcela Dantés lançará livro no eventoA escritora Marcela Dantés lançará livro no evento
A ocupação poética é iniciativa do Grupo de Literatura & Teatro Transa Poética, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e a Secretaria de Cultura de Montes Claros, com adesão de escritores, musicistas e agentes culturais da Belo Horizonte.

A abertura do Beagá Psiu Poético acontece nesta quarta-feira (14), às 20h, na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, com entrada gratuita, e terá lançamento de livros, apresentações poéticas, musicais e performáticas.

Pulverizado em vários locais de BH, a programação vai ocorrer em escolas, metrô, terminal rodoviário, viaduto Santa Teresa, Praça da Liberdade, Centro de Referência da Juventude, UFMG e Bar Montes Claros, localizado no Edifício Maletta.

ACS SEC
Aroldo Pereira, coordenador do Beagá Psiu PoéticoAroldo Pereira, coordenador do Beagá Psiu Poético
“Neste momento duro e difícil que vivemos no Brasil, temos que reforçar a voz poética e a força da poesia para contrapor essa situação. A poesia é essencial para os momentos de crise”, avalia Aroldo Pereira, curador do Beagá Psiu Poético.

O Beagá Psiu Poético começa no antigo Dia Nacional da Poesia, celebrado em 14 de março desde 1977, em caráter não oficial, para homenagear Castro Alves, que nasceu na mesma data, em 1847.

O poeta foi uma importante voz da causa abolicionista e publicou seu primeiro poema sobre o tema, “A Canção do Africano”, em 1863, no caderno acadêmico “A Primavera”.

A partir de 2015, o Dia Nacional da Poesia foi oficializado por meio de Lei nº 13.131 e passou a ser comemorado no dia 31 de outubro, celebrando o nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.

A programação completa do Beagá Psiu Poético está disponível no endereço https://www.facebook.com/psiupoeticomoc/posts/1400501186722933.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário