12 de março, de 2018 | 16:50

Santana do Paraíso intensifica ações de controle de Zoonoses

A maior preocupação é em relação à Leishmaniose Visceral e esporotricose

Divulgação
A médica veterinária Cibele Assis Neves tem realizado palestras e orientado os moradores sobre as doenças A médica veterinária Cibele Assis Neves tem realizado palestras e orientado os moradores sobre as doenças

A Secretaria de Saúde de Santana do Paraíso intensificou o seu programa de controle de diversas endemias em diversos bairros do município. A maior preocupação é em relação à Leishmaniose Visceral e esporotricose. A médica veterinária Cibele Assis Neves tem visitado residências e unidades de Saúde, promovendo palestras e orientações sobre o modo de transmissão, combate ao mosquito transmissor, limpeza do ambiente domiciliar e posse responsável de animal. Agentes Comunitários de Saúde também atuam como multiplicadores de informações sobre controle de zoonoses.

Cibele alerta para a gravidade da Leishmaniose visceral. “Trata-se de uma doença terrível que é transmitida entre alguns animais e pessoas pela picada de um inseto minúsculo que se reproduz em matéria orgânica (lixo, fezes de animais, pomares muito sombreados, galinheiros, entre outros. Portanto a única maneira eficaz de barrar essa transmissão da doença é o combate permanente ao lixo mantendo nossos lotes e quintais limpos”, esclarece a veterinária do município.

A secretaria dispõe de profissionais preparados para em casos confirmados da Leishmaniose Visceral realizar o serviço de borrifação para bloqueio de transmissão da doença, que é feito na residência alvo e vizinhança.
O telefone de contato da Secretaria Municipal de Saúde é o 3251-6759.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário