EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

12 de março, de 2018 | 15:46

Mineroduto se rompe e minério atinge manancial na Zona da Mata

O minério foi despejado no manancial que abastece a cidade de Santo Antônio do Grama

Divulgação
O abastecimento de Santo Antônio do Grama foi interrompido nesta segunda-feiraO abastecimento de Santo Antônio do Grama foi interrompido nesta segunda-feira


Uma tubulação de mineroduto se rompeu em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata, na manhã desta segunda-feira (12). De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), com o rompimento, o minério foi despejado no manancial que abastece a cidade e também o leito do Ribeirão Santo Antônio.

A captação de água foi interrompida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que está monitorando a situação e também fará a identificação de alternativas de captação e abastecimento. A Anglo American Minério de Ferro S.A informou que o rompimento ocorreu por volta de 7h40 da manhã.

“Ainda segundo informações da empresa, o incidente provocou uma despressurização na linha tronco, projetando polpa de minério para o acesso municipal e para o leito do Ribeirão Santo Antônio”, informou a Semad.

“Equipes da Copasa e do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) da Semad já estão a caminho do local para averiguar a situação e determinar medidas ambientais cabíveis. A Semad esclarece, ainda, que o licenciamento ambiental do mineroduto é feito pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), que também já foi comunicado sobre o ocorrido”, complementou a secretaria. (Com informações: O Tempo)



Reprodução de vídeo
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário