12 de março, de 2018 | 11:08

Funcionários dos Correios entram em greve nesta segunda-feira

Mudanças em plano de saúde são o principal motivo da paralisação; categoria também defende a contratação de novos funcionários via concurso público e o fim dos planos de demissão

Os empregados da Empresa Brasileira de Correios entram em greve nesta segunda-feira (12), em todo o Brasil, por tempo indeterminado. O principal motivo da paralisação é evitar mudanças no plano de saúde dos funcionários, que envolvem a cobrança de mensalidades do titular e de dependentes. Funcionários que trabalham de madrugada paralisaram as atividades a partir das 22h deste domingo (11).

A categoria cruza os braços no mesmo dia em que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) começa julgamento referente ao plano de saúde, depois de trabalhadores e empresa terem, sem sucesso, tentado chegar a um acordo sobre a questão.

Os trabalhadores dos Correios também reclamam de sobrecarga com a saída de empregados, por aposentadoria, afastamento por problemas de saúde e a não convocação de aprovados em concursos. Alegam que, com o esvaziamento dos quadro, os que estão na ativa não dão conta de entregar encomendas e o atraso na entrega tem gerado cada vez mais reclamações.
Os Correios estão presentes em 5.570 municípios da União. Foto: Marcello Casal Jr./ABrOs Correios estão presentes em 5.570 municípios da União. Foto: Marcello Casal Jr./ABr


"Parecem que querem sucatear a empresa, gerar opinião pública favorável a privatização e passar a empresa a preço de banana, como já ocorreu com outras estatais", denuncia um representante de sindicato dos empregados da empresa pública federal.

Em nota, o Correios disse que "aguarda uma decisão conclusiva por parte do tribunal para tomar as medidas necessárias, mas ressalta que já não consegue sustentar as condições do plano de saúde, concedidas no auge do monopólio, quando os Correios tinham capacidade financeira para arcar com esses custos".

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), a direção da empresa quer que os funcionários arquem com mensalidades do plano, assim como a retirada de dependentes. Além disso, afirma, o benefício poderá ser reajustado conforme a idade, chegando a mensalidades acima de R$ 900,00.

A greve também servirá para protestar contra as alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a terceirização na área de tratamento, a privatização da empresa, suspensão das férias dos trabalhadores, extinção do diferencial de mercado e a redução do salário da área administrativa. A categoria defende ainda a contratação de novos funcionários via concurso público e o fim dos planos de demissão.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carla Gomes

12 de março, 2018 | 11:21

“A turma do PT, PP, PMDB, e outros partidos "aninhados" acabaram com os Correios. Essa empresa já foi uma referência, um nome de respeito. Hoje está sucateada e oi objetivo é esse mesmo, sucatear para vender ou "doar" para a iniciativa privada. Quero ver o setor privado manter agências de pequeno porte nos lugarejos mais distantes desse país.”

Envie seu Comentário