Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de março, de 2018 | 10:27

Semana Santa: mais de três milhões de viagens serão realizadas no país

Feriado vai atrair, ainda, 230 mil turistas internacionais ao Brasil, de acordo com levantamento feito pelo Ministério do Turismo

Reprodução
Em 2018, a festa religiosa será celebrada entre os dias 25 de março a 01 de abrilEm 2018, a festa religiosa será celebrada entre os dias 25 de março a 01 de abril

A Semana Santa e os feriados da Paixão de Cristo e Páscoa estão entre um dos maiores momentos religiosos do Brasil e atraem milhões de pessoas para participar das celebrações de fé. Dados do Ministério do Turismo apontam que o período vai impulsionar 3,4 milhões de viagens domésticas e atrair 230 mil turistas internacionais ao país.

Em 2018, a festa religiosa será celebrada entre os dias 25 de março a 01 de abril. Os municípios já se planejam para realizar grandes eventos e narrar história da morte e ressureição de Jesus, símbolo do cristianismo. Além de ser momento para demonstração de fé, a data também é favorável para quem quer aproveitar os dias de descanso e relaxar na natureza, curtir festivais, conhecer um destino diferente ou aproveitar para degustar os chocolates produzidos para a Páscoa.

Com o intuito de fornecer informações mais detalhadas sobre os eventos brasileiros, o Ministério do Turismo desenvolveu o Calendário Nacional de Eventos, site que compila festividades de vários tipos que acontecem todos os meses nos municípios do país. Com a ferramenta, o turista conta com uma importante fonte de consulta para conhecer a cultura do Brasil e se programar mais e melhor para viajar.

O site tem a colaboração de secretarias estaduais e municipais de turismo, além de organizadores de eventos, que enviam a descrição das festividades para a área técnica do MTur, responsável por avaliar os dados e disponibilizá-los no sistema. Atualmente, só para o período da Semana Santa, o Calendário já registra 75 eventos, número que pode ser ampliado conforme o envio de informações vai aumentando.

ROTEIROS DE FÉ - Não vão faltar destinos para quem quer passar a data relembrando o sacrifício de Jesus, pois os estados do Pará, Rio De Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraíba e Mato Grosso do Sul registram no Calendário eventos voltados para apresentações sobre a Paixão de Cristo. No município Brejo da Madre de Deus (PE), por exemplo, acontece uma das maiores encenações do Brasil remetentes ao tema.

O teatro da Paixão de Cristo é realizado há 50 anos no agreste pernambucano, na cidade cenográfica de Nova Jerusalém. Ele atrai 250 mil turistas do Brasil e do mundo, injeta R$ 200 milhões na economia local e cria 1.500 empregos diretos. “Além de incentivar e demonstrar as tradições religiosas do nosso povo, esses eventos são importantes motes para o desenvolvimento de muitos municípios, pois é nessa época que eles recebem a visita de turistas e incrementam a renda local”, ressalta o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Quem deseja curtir o feriado de outra forma também pode buscar no Calendário outras festividades como o Festival do Chocolate, em Petrópolis (RJ) e o Chocopraia, em Cidreira (RS), que vão oferecer turismo gastronômico por meio das delícias do cacau e chocolates feitos especialmente para a Páscoa.

Os aventureiros podem se programara para curtir trilhas em Breu Branco e Uruará (PA), que serão feitas a pé ou em motocicletas. Já para o turista amante de adrenalina, a dica é aproveitar o Moto Rock Festival, em Piraju (SP) ou o Motofest, em São Bento (PB). Um feriado inesquecível será vivido ao som de shows de rock, apresentações com manobras de carro e exposição de motos raras.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário