Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de março, de 2018 | 10:05

Qual a importância do recall em um veículo?

O recall tem grande importância e qualquer reparo que o veículo venha precisar deve ser executado o mais rápido possível

Reprodução
O conhecido recall de veículos é uma chamada de reparação quando há falhas de fabricação em um dos lotesO conhecido recall de veículos é uma chamada de reparação quando há falhas de fabricação em um dos lotes

A pergunta acima é bem pertinente. Em se tratando da segurança do carro, toda e qualquer questão deve ser observada. O recall tem grande importância e qualquer reparo que o veículo venha precisar deve ser executado o mais rápido possível. Confira abaixo algumas informações relevantes apontadas pela InstaCarro sobre o assunto.

O que é

Frequentemente, vemos notificações das montadoras chamando os proprietários de uma leva específica de um certo modelo para comparecem às concessionárias a fim de realizar algum conserto. Esse é o conhecido recall de veículos, uma chamada de reparação quando há falhas de fabricação em um dos lotes. Nesses casos, o erro deve ser sanado e se necessário, o produto trocado sem nenhum tipo de ônus ao público.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor possui uma lei que define que o fabricante não pode colocar no mercado nenhum tipo de produto ou serviço que ponha em risco a saúde ou mesmo a segurança das pessoas. Os erros das montadoras na linha de produção são enquadrados como fatores que podem causar riscos.

Como funciona e quais os direitos do consumidor
Vale a pena entender como funcionam os procedimentos do conserto, e principalmente, quais os seus direitos perante uma situação assim. A primeira coisa a saber é que o recall não pode trazer nenhum ônus ao consumidor.

Conhecer os direitos relacionados ao Código de Defesa do Consumidor é tão necessário quanto entender sua relevância. Caso o carro conste do recall, é preciso entrar em contato com o fornecedor, que provavelmente designará que o usuário compareça em alguma sede para realizar o ajuste. Não esqueça que, além da sua segurança estar em jogo, os veículos que não atenderem à solicitação ficam registrados na documentação.

No entanto, se não comparecer ao chamado em até um ano, o cliente ainda pode ir à concessionária a qualquer momento, pois é seu direito. Muitas pessoas acabam sabendo da situação muito tempo após ela acontecer, tornando-se comum o fato de alguns proprietários aparecerem vários anos depois do anúncio do recall.

O reparo afeta no valor da venda?
Um carro com problemas, com certeza, é menos atrativo do que outro em ordem do mesmo valor. Nesse caso, é bem provável que o comprador possa pedir um desconto.

Claro que pode acontecer de ele não se importar em saber o histórico de reparo do automóvel e, simplesmente, efetuar o pagamento sem nem pensar duas vezes. Portanto, vale muito a pena atender ao recall feito pelo fabricante. E o melhor: sem custos aos clientes. O ônus será da montadora, que poderá perder a confiança dos seus consumidores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário