CADERNO IPATINGA 2024

07 de março, de 2018 | 11:05

Prêmio Espantaxim abre inscrições

Iniciativa literária incentiva crianças a escreverem sobre o futuro

O 5º Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico, mais conhecido como “Prêmio Espantaxim”, já está com inscrições abertas. Idealizado pela autora e escritora Dulce Auriemo, o concurso terá como tema “Futuro – Visão para um Mundo Melhor”.

Podem participar crianças de 7 a 12 anos, “convidadas” a “embarcar” em uma “máquina do tempo” e irem até o ano de 2050 para escrever uma história imaginando como estará o mundo com os potenciais impactos dos avanços tecnológicos, ou uma mensagem, com a visão da criança sobre o futuro, ou então uma poesia, falando o que deseja para um mundo melhor.

Divulgação
A proposta do 5º Prêmio Espantaxim é apresentar um retrato do futuro a partir da visão das crianças, considerando fatores como as rápidas transformações tecnológicas atualmente em curso e os seus reflexos no cotidiano.

Para Dulce Auriemo, “a tecnologia evolui dia a dia e interfere em diversas áreas e atividades, inclusive nos processos de Educação e aprendizado. Queremos estimular as crianças das futuras gerações a expressarem como estão assimilando essas mudanças e, nesse contexto, lembrar que é preciso sempre cultivar e valorizar as relações humanas”.

Além de incentivar as crianças a desenvolverem o gosto pela leitura e escrita, o Prêmio Espantaxim 2018 visa valorizar a importância do livro (impresso ou virtual), ampliar o vocabulário, estimular a criatividade e a imaginação e revelar autores do futuro, entre outros objetivos.

O Prêmio Espantaxim foi criado em 2010 e acontece a cada dois anos. Está em sua quinta edição. Os temas anteriores foram: “Guardiões da natureza” (2010); “Olimpíadas” (2012); “Música” (2014); e “Brasil, gigante pela própria natureza” (2016).

A jovem escritora Adrielle Fernandes, aluna da Escola Municipal Nelcina Rosa, no bairro Veneza, em Ipatinga, já foi premiada em duas edições do concurso, do qual podem participar crianças de 7 aos 12 anos, alunos de escolas públicas ou particulares.

Os jovens escritores poderão optar por uma das três categorias do concurso: Redação (máximo de 30 linhas); Mensagem (texto de 5 linhas, sendo aceitas até 7); ou Poesia (de no máximo 30 linhas). O regulamento completo do concurso pode ser acessado no link: www.espantaxim.com.br/concurso2018.html.

No site do projeto – www.espantaxim.com.br – é possível ver o histórico dos trabalhos, conhecer os personagens, canções, fotos, vídeos, jogos e atividades educativas, além da página especial dedicada aos educadores. Informações sobre o projeto também podem ser encontradas na fan page no facebook: Espantaxim Castelinho Mágico.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário