05 de março, de 2018 | 10:34

Cândido Portinari em evidência

Espetáculo teatral com bonecos e exposição apresentam releituras de trabalhos do artista

Divulgação/ACS CCU
Em cena, os bonecos da Cia. ArticularteEm cena, os bonecos da Cia. Articularte
Nesta quarta (7) e quinta-feira (8), a Cia, Articularte (SP) apresenta, na Série Espetáculos Didáticos da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas, o espetáculo “Portinari Pé de Mulato”. As sessões são gratuitas, para escolas e comunidade.

Após as apresentações, o público poderá visitar a exposição “Candido Portinari - Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga”, em cartaz na Galeria Hideo Kobayashi, onde ambientes sensoriais fazem com que os visitantes interajam com as obras de Portinari por meio de croquis, figurinos e acessórios.

Para a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, a instituição presta uma homenagem à Portinari. “Articulamos tudo para que a exposição e o espetáculo pudessem acontecer num mesmo momento. Queremos oferecer ao público a oportunidade de mergulhar no universo de Portinari e reiterar a importância de sua arte para a cultura brasileira”, destaca.

“Portinari Pé de Mulato” inspira-se na obra do pintor, e relata a história de uma vizinha invejosa que coloca “olho gordo” em uma obra do artista plástico, fazendo com que a boneca Denise e seu Carneirinho caiam do quadro recém-pintado.

A boneca passa por uma aventura de suspense entre as obras do avô Portinari, para encontrar o carneiro fujão antes que as suas tintas sequem. Ela passa por diversos quadros vivos de Portinari, vive aventuras insólitas e poéticas, ouve uma seleção de alegres chorinhos brasileiros e algumas músicas cantadas ao vivo pelos atores animadores.

O diretor e dramaturgo Dario Uzam explica: “O espetáculo mostra uma festa com muita perseguição, humor e animação. São 26 bonecos elaborados pela bonequeira Surley Valério, além de quatro atores vivendo peripécias teatrais infantis de tirar o fôlego.

Divulgação/ACS CCU
É uma festa cultural, fala de cores, pinturas, personagens, comunidades e animais com personalidade ou vida própria. É um pedaço do Brasil pintado pelas mãos e sensibilidade de um dos maiores pintores de todos os tempos, Cândido Portinari”, destaca.

No espetáculo, o público poderá ver a atuação direta dos atores, que usam a técnica japonesa Bunraku de teatro e outras técnicas para a manipulação dos bonecos com varas e fantoches de luvas, para dar vida a personagens da obra de Portinari.

A exposição “Candido Portinari - Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga” apresenta uma réplica do maior quadro de Candido Portinari em Minas Gerais e, a partir do dia 20 de março, entra na segunda fase, quando os visitantes terão acesso a 37 réplicas do acervo do pintor modernista, cedidas pelo Instituto Portinari, em “O Brasil de Portinari”.

Com mais de 35 anos, o Projeto Portinari é dedicado ao levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização da obra e vida do pintor. Esta programação é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Mais informações no site www.institutoculturalusiminas.com.

SERVIÇO:
Série Espetáculos Didáticos
Portinari Pé de Mulato
Teatro do Centro Cultural Usiminas
7 de março – 9, 14 e 19h
8 de março – 9 e 14h
Classificação: 4 anos acima. Agendamento escolar na Ação Educativa, pelo telefone (31) 3824-3731. A sessão das 19h é aberta ao público, com retirada de ingresso na bilheteria.

20 de março a 6 de maio
2ª fase da Exposição Candido Portinari
Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga
Galeria Hideo Kobayashi – Centro Cultural Usiminas
Terça a sábado, 10 às 21h
Agendamento escolar na Ação Educativa, pelo telefone (31) 3824-3731.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário