
28 de fevereiro, de 2018 | 16:13
Judoca retorna de treinamento no Japão viabilizado pela Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC)
Intercâmbio de dois meses foi viabilizado pela parceria entre a Usipa e o Clube Judô da Universidade Teikyo, em Tóquio
Nesta quinta-feira, dia 1º de março, a judoca faixa preta Ramoni Toledo, da Associação Esportiva e Recreativa Usipa, volta ao Brasil após dois meses de um intenso treinamento no Programa de Atletas de Judô Feminino da Universidade Teikyo, no Japão. A temporada da atleta no berço desse esporte é resultado de uma iniciativa desenvolvida pelo clube ipatinguense e pela universidade localizada em Tóquio. O projeto contou com o incentivo financeiro da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), atualmente, uma das maiores acionistas da siderúrgica mineira.Durante a experiência na Universidade Teikyo, Ramoni Toledo teve contato com atletas que são referências no Judô em todo o mundo, além de passar por uma série de treinos teóricos e práticos que lhe permitiram ampliar e potencializar a sua performance no esporte. O Judô é o mesmo em todo o mundo, porém no Japão aprendi detalhes e pegadas que irão fazer a total diferença no meu desempenho daqui para frente”, explica a esportista que atualmente compete na categoria Sub 21 Feminina. Para a atleta, as principais lições tiradas desse intercâmbio foram o respeito dos japoneses pelo próximo, dentro e fora do tatame, e a segurança que o país oferece. Independentemente da idade, os japoneses nos tratam com muito respeito e estão dispostos a ajudar a quem precisa. A segurança foi outro ponto que chamou a minha atenção. Você pode andar pela rua em qualquer a hora, inclusive à noite, sem se sentir ameaçado”, pontua.
Compromissos
Assim que chegar ao Vale do Aço a judoca iniciará o seu preparo para uma série de campeonatos. Os mais relevantes neste ano são o Torneio Início de Judô, em Vespasiano, que é classificatório para o Campeonato Brasileiro de Judô - Região III, no Rio de Janeiro; e o Campeonato Brasileiro Sub 21, em Lauro de Freitas (BA). Outras competições no alvo da esportista são a CBI: Taça Brasil Sub 21, em Belo Horizonte; e a Seletiva Nacional Sub 21, em Curitiba (PR). Ramoni ainda aguarda a Seletiva Nacional para Tóquio 2020 Etapa III, cujo local ainda não foi definido.
Para a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, incentivar o esporte é colaborar para o desenvolvimento da cidadania das comunidades onde a empresa atua; apoiar o aprimoramento de talentos e, também, estimular a prática de uma vida mais saudável. Para nós, japoneses, o esporte é mais que uma atividade para o corpo e a mente. Acreditamos que o esporte associa valores e competências que são importantes tanto para os japoneses quanto para os brasileiros, como o equilíbrio emocional, a resiliência e o autocontrole”, afirma o diretor para as Américas da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), Kazuhiro Egawa.
Sobre Ramoni Toledo
A judoca começou a praticar o esporte aos 10 anos de idade e, agora, aos 18 anos, a faixa preta da categoria sub 21 feminina treina para as competições internacionais. A NSSMC patrocinou a viagem da esportista para um treinamento no prestigiado Clube de Judô Feminino da Universidade Teikyo porque a companhia se identificou com o sonho de Ramoni em realizar o aprimoramento com os melhores do Judô mundial. Esse clube foi fundado em 1994, com a participação da mundialmente famosa judoca japonesa Ryoko Tani sete vezes campeã mundial e duas vezes campeã olímpica, sendo considerada pela Federação Internacional de Judô como a melhor atleta da história do judô.
Perfil da Atleta
Nome: Ramoni Valadares Toledo
Idade: 18 anos
Classe: Sub 21
Categoria: 70 kg (médio)
Classificação: 1º DAN - Faixa preta Shodan
Resultados:
Vice-campeã nacional de Judô em 2014 (Sub15)
Campeã sul-americana em 2014 (sub 15)
Campeã nacional de Judô em 2016 (Sub 18)
1º lugar no ranking de Minas Gerais Sub 18 - Peso médio (70kg)
3º lugar no ranking nacional Sub 18 Peso médio (70kg)
Parceria de 60 anos
A Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) ha 60 anos colabora com a Usiminas e o Vale do Aço. E é, atualmente, uma das maiores acionistas da siderúrgica mineira. Fundada em outubro de 2012 por meio da fusão entre Nippon Steel Corporation e Sumitomo Metal Industries, Ltd., a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) é líder mundial em produção integrada de aço. Produz uma ampla gama de produtos siderúrgicos de valor agregado, em mais de 15 países, assim como nas 13 usinas no Japão. A empresa enfatiza três áreas de negócios como áreas estratégicas chave: produtos de aço de alta qualidade para automóveis; recursos e energia; e engenharia civil, construção e ferrovias. A NSSMC é um holding com cinco operações: siderurgia, engenharia, produtos químicos, novos materiais e soluções de sistemas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]