DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

28 de fevereiro, de 2018 | 16:13

Judoca retorna de treinamento no Japão viabilizado pela Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC)

Intercâmbio de dois meses foi viabilizado pela parceria entre a Usipa e o Clube Judô da Universidade Teikyo, em Tóquio

Divulgação
Para Ramoni, aprendizado em Tóquio será fundamental na evolução da carreira   Para Ramoni, aprendizado em Tóquio será fundamental na evolução da carreira
Nesta quinta-feira, dia 1º de março, a judoca faixa preta Ramoni Toledo, da Associação Esportiva e Recreativa Usipa, volta ao Brasil após dois meses de um intenso treinamento no Programa de Atletas de Judô Feminino da Universidade Teikyo, no Japão. A temporada da atleta no berço desse esporte é resultado de uma iniciativa desenvolvida pelo clube ipatinguense e pela universidade localizada em Tóquio. O projeto contou com o incentivo financeiro da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), atualmente, uma das maiores acionistas da siderúrgica mineira.

Durante a experiência na Universidade Teikyo, Ramoni Toledo teve contato com atletas que são referências no Judô em todo o mundo, além de passar por uma série de treinos teóricos e práticos que lhe permitiram ampliar e potencializar a sua performance no esporte. “O Judô é o mesmo em todo o mundo, porém no Japão aprendi detalhes e pegadas que irão fazer a total diferença no meu desempenho daqui para frente”, explica a esportista que atualmente compete na categoria Sub 21 Feminina. Para a atleta, as principais lições tiradas desse intercâmbio foram o respeito dos japoneses pelo próximo, dentro e fora do tatame, e a segurança que o país oferece. “Independentemente da idade, os japoneses nos tratam com muito respeito e estão dispostos a ajudar a quem precisa. A segurança foi outro ponto que chamou a minha atenção. Você pode andar pela rua em qualquer a hora, inclusive à noite, sem se sentir ameaçado”, pontua.

Compromissos
Assim que chegar ao Vale do Aço a judoca iniciará o seu preparo para uma série de campeonatos. Os mais relevantes neste ano são o Torneio Início de Judô, em Vespasiano, que é classificatório para o Campeonato Brasileiro de Judô - Região III, no Rio de Janeiro; e o Campeonato Brasileiro Sub 21, em Lauro de Freitas (BA). Outras competições no alvo da esportista são a CBI: Taça Brasil Sub 21, em Belo Horizonte; e a Seletiva Nacional Sub 21, em Curitiba (PR). Ramoni ainda aguarda a Seletiva Nacional para Tóquio 2020 Etapa III, cujo local ainda não foi definido.
A judoca ipatinguense com as atletas do conceituado Clube de Judô Feminino da Universidade Teikyo A judoca ipatinguense com as atletas do conceituado Clube de Judô Feminino da Universidade Teikyo

Para a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, incentivar o esporte é colaborar para o desenvolvimento da cidadania das comunidades onde a empresa atua; apoiar o aprimoramento de talentos e, também, estimular a prática de uma vida mais saudável. “Para nós, japoneses, o esporte é mais que uma atividade para o corpo e a mente. Acreditamos que o esporte associa valores e competências que são importantes tanto para os japoneses quanto para os brasileiros, como o equilíbrio emocional, a resiliência e o autocontrole”, afirma o diretor para as Américas da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), Kazuhiro Egawa.

Sobre Ramoni Toledo
A judoca começou a praticar o esporte aos 10 anos de idade e, agora, aos 18 anos, a faixa preta da categoria sub 21 feminina treina para as competições internacionais. A NSSMC patrocinou a viagem da esportista para um treinamento no prestigiado Clube de Judô Feminino da Universidade Teikyo porque a companhia se identificou com o sonho de Ramoni em realizar o aprimoramento com os melhores do Judô mundial. Esse clube foi fundado em 1994, com a participação da mundialmente famosa judoca japonesa Ryoko Tani – sete vezes campeã mundial e duas vezes campeã olímpica, sendo considerada pela Federação Internacional de Judô como a melhor atleta da história do judô.

Perfil da Atleta
Nome: Ramoni Valadares Toledo
Idade: 18 anos
Classe: Sub 21
Categoria: 70 kg (médio)
Classificação: 1º DAN - Faixa preta – Shodan
Resultados:
Vice-campeã nacional de Judô em 2014 (Sub15)
Campeã sul-americana em 2014 (sub 15)
Campeã nacional de Judô em 2016 (Sub 18)
1º lugar no ranking de Minas Gerais Sub 18 - Peso médio (70kg)
3º lugar no ranking nacional Sub 18 – Peso médio (70kg)


Parceria de 60 anos
A Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) ha 60 anos colabora com a Usiminas e o Vale do Aço. E é, atualmente, uma das maiores acionistas da siderúrgica mineira. Fundada em outubro de 2012 por meio da fusão entre Nippon Steel Corporation e Sumitomo Metal Industries, Ltd., a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) é líder mundial em produção integrada de aço. Produz uma ampla gama de produtos siderúrgicos de valor agregado, em mais de 15 países, assim como nas 13 usinas no Japão. A empresa enfatiza três áreas de negócios como áreas estratégicas chave: produtos de aço de alta qualidade para automóveis; recursos e energia; e engenharia civil, construção e ferrovias. A NSSMC é um holding com cinco operações: siderurgia, engenharia, produtos químicos, novos materiais e soluções de sistemas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário