24 de fevereiro, de 2018 | 16:00

Testes rápidos de HIV são descentralizados em Coronel Fabriciano

A detecção precoce das doenças é de extrema importância para o tratamento do paciente

Divulgação
Proposta é facilitar o acesso das pessoas ao teste para agilizar o tratamento  de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)Proposta é facilitar o acesso das pessoas ao teste para agilizar o tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

A Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano descentralizou, para locais estratégicos, os postos de exame do IHV. A Gerente de Atenção Especializada, Ilrisnett de Souza, explica que a descentralização dos testes para detecção precoce de AIDS, Hepatites e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é importante para que toda a população tenha acesso aos exames mais próximo da sua residência. “A partir de agora as pessoas vão ter acesso a esse exame na unidade de saúde mais próxima de casa, com isso vai ser possível detectar maior número de casos para tratamento imediato”, conclui.

A detecção precoce das doenças é de extrema importância para o tratamento do paciente, proporcionando o prolongamento da vida e oferecendo melhor qualidade ao cotidiano do paciente. Além disso, pode quebrar a cadeia de transmissão, ou seja, ao realizar o teste e constatar que é portador do vírus, o paciente poderá se proteger para não infectar outras pessoas.

O HIV, vírus da Aids, pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno. Serão disponibilizados nas unidades de saúde preservativos gratuitos e folhetos informativos sobre os métodos de prevenção e esclarecimentos sobre como as ISTs podem ser transmitidas.

A epidemia de HIV/Aids no Brasil é considerada estabilizada, mas vem avançado entre os jovens de 15 a 19 anos. De acordo com Laboratório de Pesquisa Clínica em IST e AIDS do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), atualmente, cerca de 827 mil pessoas vivem com o HIV no país, e aproximadamente 112 mil brasileiros têm o vírus, mas não sabem. Os casos de Sífilis não são diferentes, de acordo com o Ministério da Saúde, em 2016 o aumento de casos em gestantes e bebes subiu 14,7% em relação a 2015, passando de 32.561 para 37.436.

Para atender aos pacientes, o Núcleo Especializado em Programa de Saúde, NEPS, de Fabriciano, oferta programas de saúde como o Programa de IST, AIDS e Hepatites Virais, que funciona de 7h as 13h de segunda a sexta; Programa de Tuberculose e Hanseníase, com atendimentos de 12h as 18h de segunda a sexta; Programa Pré-Natal alto risco; Serviço SAE- Tratamento ao portador de HIV e Sífilis e o Centro de Testagem e Acompanhamento, CTA, que realiza os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Além dos testes de HIV que podem ser realizados nas unidades de saúde de cada bairro.

Locais para o teste de HIV
Ubs Mangueiras - sexta-feira - tarde - 13:00 às 15:00
Ubs Santa Terezinha - sexta-feira - manhã – 08:00 às 10:00
Ubs JK - quinta-feira - manhã – 09:00 às 11:00
Ubs São Domingos - sexta-feira - tarde – 13:00 às 15:00
Ubs Recanto Verde - quinta-feira - tarde – 14:00 às 16:00
Ubs Santa Cruz - terça-feira - manhã - 08:00 às 10:00
Ubs Floresta - sexta-feira - tarde – 13:00 às 15:00
Ubs Vocais - sexta-feira - manhã 09:00 às 10:00
NEPS - Núcleo de Especialidades e Programas de Saúde - segunda, quarta e sexta feira - manhã – 8:00 às 10:00
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário