22 de fevereiro, de 2018 | 15:40

DEPOIS DOS TEMPORAIS ...

Ronaldo Soares *


O acordo que proporcionou a pacificação dos dois principais acionistas do bloco de controle da Usiminas, a Japonesa Nippon Steel e os italianos da Ternium, pôs fim a quase quatro anos de disputa judicial.

Esse litígio trouxe para o cenário do Vale do Aço os acionistas que defenderam seus posicionamentos e colocavam essa disputa no dia a dia das pessoas (locais de trabalho, bares , restaurantes, entidades, poder público, etc.).
Tivemos semana passada, em Ipatinga, a presença do diretor executivo para as Américas da Nippon Steel, Kazuhiro Egawa e o presidente da Usiminas Sérgio Leite de Andrade.

O primeiro, distribuindo sorrisos e sacolas de plástico para a campanha “Torcida Limpa” durante o jogo do Ipatinga Futebol Clube. O estádio até que ficou limpo (o que ficou suja foi a imagem que o time deixou para os torcedores que viram uma derrota inquestionável para o Guarani de Divinópolis, por 2 a 0). Já o Segundo, apresentou para entidades e comunidade os resultados de 2017 que confirmaram a tendência de recuperação da siderúrgica. A questão é: como vão se dissipar as tensões em cada um dos lados? Como será a convivência de ambos com esse novo acordo?

Outro aspecto é em relação a atenção que ambos os sócios passaram a dar à comunidade durante esse período da contenda. A própria Usiminas que, com a crise, havia se afastado passou, com Sérgio Leite, a retomar papel de protagonista do desenvolvimento regional apoiando as iniciativas, mesmo com menos recursos que outrora, mas apoiando aqui e acolá prefeituras, entidades e projetos sociais. Como será? Como ficará a contundência?

Sergio Leite, em entrevista que concedeu ao Negócios Já! Rápido& Rasteiro (vídeos rápidos que divulgamos nas redes sociais) na tribuna de honra do jogo, em que esteve ao lado do representante da Nippon e seus assessores, assim como o vice-prefeito Jésus Nascimento e o conselheiro da Usiminas Luiz Carlos Miranda, garantiu que a Usiminas, em sua gestão, que deve se estender até 2022, permanecerá ao lado da comunidade apoiando suas inciativas e gerando desenvolvimento para todos. Não se pode duvidar da capacidade do executivo, que saiu vitorioso por saber caminhar no terreno inóspito da maior briga societária conhecida em empresas listadas em bolsa de valores. Podemos dizer que, se um dia quiser se candidatar a um cargo público em Ipatinga terá mais chances que o falecido Dr. Rinaldo Campos Soares, mas isso é só um devaneio meu.

Na semana que vem será a vez de um representante da Ternium visitar Ipatinga. O presidente do grupo Ternium/Techint no Brasil, Paolo Bassetti deverá dar seu depoimento acerca do novo acordo e apresentar o posicionamento institucional. O executivo conversará com governantes, imprensa e entidades também. Ao contrário do sócio japonês, a Ternium foca apoio às iniciativas regionais por meio da saúde e educação. Recentemente, recebeu um grupo de dirigentes da Fundação São Francisco Xavier em Milão, na Itália, onde mantém seu braço social, o Instituto Humanitas.

Informações de fontes dão conta que um trabalho importante realizado por lá (e poderá ser aplicado no Hospital Márcio Cunha) é a prioridade em relação a tratamentos de ponta de medicamentos de grandes laboratórios, recém liberados pelas agencias sanitárias europeias. Conversando com os que visitaram a sede em Milão, fomos informados que ficaram muito encantados e esperançosos em que convênio e acordo de transferência de tecnologia sejam assinados pelas partes o mais breve possível. Esperamos o melhor resultado no pós-crise. Todos só têm a ganhar com isso.

* Consultor

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário