22 de fevereiro, de 2018 | 14:16

TRE alerta sobre golpe de falsos representantes da Justiça Eleitoral

O próprio eleitor quem deve atualizar seus dados cadastrais ou regularizar sua situação eleitoral dirigindo-se a um cartório eleitoral

Divulgação
O próprio eleitor quem deve atualizar seus dados cadastrais ou regularizar sua situação eleitoral dirigindo-se a um cartório eleitoralO próprio eleitor quem deve atualizar seus dados cadastrais ou regularizar sua situação eleitoral dirigindo-se a um cartório eleitoral
Neste período pré-eleitoral, com final de prazo para alistamento e regularização, chegou ao conhecimento da Justiça Eleitoral que pessoas estão visitando eleitores (principalmente idosos), dizendo-se representantes da Justiça Eleitoral, buscando a coleta de dados pessoais. Alegam, para esse fim, assuntos diversos, como o recadastramento biométrico, coleta de dados para “censo”, atualização de cadastro e risco de cancelamento de título de eleitor.

O Tribunal informa que é o próprio eleitor quem deve atualizar seus dados cadastrais ou regularizar sua situação eleitoral dirigindo-se a um cartório eleitoral. Confira como fazer a regularização.

No caso de dúvida, o eleitor deve ligar para o seu cartório eleitoral e verificar se está sendo feita alguma diligência ou não por parte da Justiça Eleitoral. Para saber o telefone dos cartórios, o eleitor pode consultar o Disque-eleitor, telefone 148, ou o site do TRE.

E-mails falsos

Importante alertar também que, nesse período, costumam aparecer e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral. Com assuntos diversos, como cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro, entre outros, as mensagens possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso.

A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails a eleitores. Portanto, mensagens dessa natureza, geralmente em nome do TSE, devem ser apagadas.

Prazo de regularização

Termina no dia 9 de maio o prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, solicitar transferência para uma seção de fácil acesso e regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral antes das eleições 2018. O dia 9 de maio é também o prazo final para comparecimento dos eleitores que quiserem fazer o recadastramento biométrico para votar de modo ainda mais seguro no dia da eleição – apesar de o procedimento ainda não ser obrigatório na maioria das cidades mineiras.

Apenas nos municípios de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia exigem o recadastramento biométrico obrigatório.

(Com informações: TRE-MG)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário