Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de fevereiro, de 2018 | 10:19

Ipaba vai ganhar sala de cinema

Contém Cultura Ipaba tem sua inauguração prevista para maio próximo

Patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Contém Cultura será lançado em Ipaba em maio próximo. A iniciativa visa promover o acesso da comunidade a produções do cinema nacional. As exibições acontecem em um espaço nada convencional, em containers que são adaptados para se tornar uma sala multicultural.

Divulgação
Felipe, Luciana, Diego e Rudson, no local de instalação do Contém Cultura IpabaFelipe, Luciana, Diego e Rudson, no local de instalação do Contém Cultura Ipaba
Na segunda-feira (19), a programadora cultural e proponente do Contém Cultura, Luciana Profiro, visitou Ipaba juntamente com dois integrantes da equipe de produção do projeto, Felipe Gonzaga e Rudson Vieira.

A equipe se reuniu com o Secretário de Desenvolvimento Social e Econômico de Ipaba, Diego Reis, para definição das diretrizes de implantação do projeto Contém Cultura no município. O local definido foi a Praça Padre José Lanzilloti, espaço que já recebe a feira tradicional do município e outras atividades culturais.

O alinhamento da intervenção de infraestruturas na praça da cidade está previsto para março. Na agenda do projeto, contam ainda a capacitação de uma assistente cultural para coordenar as atividades realizadas na sala e a instalação da sede do Contém.

Luciana Profiro explica que o projeto em Ipaba será igual ao existente em Periquito, onde o projeto funciona desde 2017. “Na sala de audiovisual do Contém Cultura haverá sessões de cinema e outras atividades culturais, como saraus literários e oficinas de artes. Sempre incentivando o bate-papo sobre a cultura nacional”.

Após o período de execução do projeto, o espaço será doado ao município, passando a integrar os equipamentos culturais municipais. Luciana enfatiza que todas as ações promovidas no Contém Cultura têm como eixo a educação, as artes e a cultura.

“Por isso nós vamos propor filmes com temas relevantes, considerando as necessidades e interesses da população. E também vamos ter programações que tenham como objetivo simplesmente divertir as pessoas”, adianta a programadora cultural.

De acordo com a estimativa de Luciana, o Contém Cultura em Periquito já alcançou um público de aproximadamente 3.500 pessoas, em quase 50 sessões abertas para a comunidade.

De agosto a dezembro de 2017 também foram atendidas 900 crianças e jovens em Periquito, com mais de 30 sessões para esse público. As exibições beneficiam pessoas de todas as idades, em especial os alunos da rede pública de ensino e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário