
20 de fevereiro, de 2018 | 17:45
Assembleia marca definições da temporada ipatinguense de futebol
A previsão é que a bola role oficialmente nos campos ipatinguenses no mês de abril
Em assembleia geral que contou com a presença de representantes de 46 clubes e de mais de 100 pessoas, foram definidas as primeiras questões relativas à temporada 2018 do futebol ipatinguense. A concorrida reunião aconteceu na noite de segunda-feira, 19, na sede da Liga de Desportos de Ipatinga (LDI), no estádio Ipatingão, dirigida pelo presidente Silvestre Antônio Ferreira.
Na oportunidade, discutiram-se, dentre outras questões, o Código Tributário que vigorará na temporada, o calendário das competições oficiais, contas pendentes da entidade, as primeiras ações da nova diretoria, notadamente a revitalização por completo da sede da entidade, especialmente o salão de eventos onde ocorreu a assembleia.
Diretor Técnico
Na oportunidade, o presidente Silvestre Antônio apresentou aos dirigentes dos clubes o novo diretor técnico da Liga de Ipatinga. Será Erivaldo José Dias, o Branco, 59 anos, ex-presidente da Lidecel, diretor da AMAVAÇO e desportista de destaque no futebol de Santana do Paraíso desde os tempos de eficiente atacante. O novo comandante vai coordenar, nos próximos dias, as primeiras reuniões de conselho técnico dos campeonatos a serem organizados pela LDI neste primeiro semestre. A previsão é que a bola role oficialmente nos campos ipatinguenses no mês de abril.
Wôlmer Ezequiel
Carlos Oliveira, ao lado do presidente Silvestre, explanou sobre a reforma dos 17 campos de futebol amador

Presenças ilustres, explicações e compromissos
A assembleia geral, uma das mais concorridas da história da LDI, contou com algumas presenças ilustres. Inicialmente, o secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Carlos Oliveira, fez uma explanação aos dirigentes a respeito do andamento do processo, junto à Caixa Econômica Federal, que propiciará a liberação de quase R$ 1 milhão para melhorias em 17 campos de futebol amador do município.
O dinheiro deverá ser liberado nos próximos meses, após o cumprimento de uma série de minuciosas exigências. Tal verba, oriunda do fundo do Ministério do Esporte, foi viabilizada através do mandato do deputado Leonardo Quintão (PMDB), que buscou, junto à Caixa, a liberação, e não se trata de emenda parlamentar.
Em seguida, falou o vice-prefeito de Ipatinga, Jésus Nascimento (PSDB), que exaltou a capacidade do futebol amador de contribuir na formação dos jovens cidadãos. Aproveitou para reforçar que a administração municipal, através do prefeito Sebastião Quintão (PMDB), "não medirá esforços para apoiar o nosso futebol amador, por entender a sua importância no contexto de nossa sociedade".
Retorno dos campeonatos de Juniores e Feminino
Muito ainda tem que ser discutido em torno das competições de 2018. Porém, duas novidades foram confirmadas pelo presidente Silvestre: a volta dos campeonatos de juniores e feminino que, segundo ele, deixaram uma lacuna enorme no contexto do desporto municipal, colocando à margem uma série de promissores valores.
Discutiu-se, também, sobre a 1ª e 2ª Divisões, certames que irão começar no primeiro e se encerrarão no segundo semestre. Uma das polêmicas foi o número de integrantes na Primeirona, em razão do retorno dos clubes de fora do município às competições oficiais da LDI. Entretanto, o consenso é pela manutenção dos atuais dezesseis, abrindo a possibilidade para ampliação a vinte equipes em 2019, subindo seis da Segundona e caindo duas. O fato de um número grande de acesso é a possibilidade de até trinta clubes disputarem esse torneio, especialmente os sempre competitivos clubes de outros municípios.
A previsão é que se iniciem no 1º semestre: Sub-11, Sub-13, 1ª e 2ª Divisões, Super Senior 52, Infantil e Juvenil. Para se iniciarem no segundo semestre estão previstos: Sub-10, Sub-12, Sub-14, Juniores e Feminino.
MAIS FOTOS



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]