18 de fevereiro, de 2018 | 07:59

Ronaldo Fraga relê Portinari

Ipatinga recebe réplicas das obras do maior pintor modernista brasileiro

Em exibição desde o dia 9 de janeiro na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, a exposição “Candido Portinari - Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga” mostra uma réplica do maior quadro de Candido Portinari em Minas Gerais.

A exposição usa recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem o apoio institucional do Instituto Portinari e Instituto Cultural Usiminas e produção executiva da Base Projetos Especiais.

Nilmar Lage/Divulgação
As novas gerações conhecem e ser encantam pela arte de PortinarAs novas gerações conhecem e ser encantam pela arte de Portinar
Considerado por historiadores, críticos e colecionadores de arte como um dos maiores nomes da pintura brasileira do século XX, Portinari é um dos representantes do modernismo no Brasil.

E para promover sua relevância histórica e cultural, a exposição “Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga” acontece em duas fases, sendo que a primeira vai até o dia 11 de março e a segunda será encerrada em maio.

Para Ronaldo Fraga, o projeto aproxima a obra de Portinari de uma nova geração.

“Na exposição, de um lado apresentamos o processo de recostura no restauro da obra “Civilização Mineira”, de 1959, uma das últimas obras do artista, que, além de retratar a face urbana e rural de um novo estado em formação, nos revela as pinceladas sobrepostas, característica marcante do estilo Portinari.

De outro, “O Caderno Secreto de Candido Portinari”, onde inserimos o universo portinariano a uma narrativa de moda, decodificando-o em bordados, estampas, tecidos e formas”, detalha o estilista mineiro.

Cenografia
Em instalações e ambientes sensoriais, Ronaldo Fraga conta as etapas da restauração do painel, que representa a Inconfidência Mineira. A réplica do quadro Civilização Mineira abre a exposição em painel com as mesmas dimensões da obra original: 2,34m x 8,14m.

Em uma sala de vídeo estão representados os azulejos pintados por Portinari da Igreja São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, conhecida como Igrejinha da Pampulha. Uma tevê exibe continuamente o filme dos passos do restauro do quadro e outros documentários sobre o artista.

Na exposição, o universo Portinari se abre com a cortina azul real e piso revestido com carpete recortado nas cores azul, roxo, laranja e amarelo, remetendo ao painel de Brodowsky/Circo.

Uma linha do tempo detalha a vida e obra de Portinari. Espantalhos artesanais, feitos de material reciclável pelo artista plástico Léo Piló, exibem vídeos do Instituto Portinari.

Nilmar Lage/Divulgação
A mostra inclui looks de Fraga inspirados no trabalho de PortinariA mostra inclui looks de Fraga inspirados no trabalho de Portinari
A coleção o Caderno Secreto de Portinari está no último ambiente da exposição.
Ladeada por duas paredes azuis com frases de Portinari e sob 40 luminárias em forma de balões, feitas de filtros de café coloridos, estão os 16 looks inspirados pelo universo portinariano, criados por Ronaldo Fraga para a São Paulo Fashion Week é exibida em uma passarela de grãos de café. Ao fundo, um vídeo do desfile do SPFW é projetado.

Processo de restauro
Em 2014, o painel Civilização Mineira passou por um minucioso trabalho de restauração, usando as mais modernas técnicas de conservação.

Por representar a memória histórica de Minas Gerais, o quadro é um exemplar especial no conjunto de obras de Portinari existente em Belo Horizonte, e recebe proteção legal do Estado e do Município.

O monumento pertence ao Estado, sob a guarda do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), e é tombado como patrimônio cultural do conjunto urbano da Praça da Liberdade.

O quadro mostra a evolução da civilização mineira: do lado esquerdo a cidade de Ouro Preto é representada por um conjunto de casas, igrejas e telhados; do lado direito está a moderna Belo Horizonte, seus edifícios, fiação elétrica, andorinhas pousadas nos fios e construções. Ao centro, inconfidentes e um padre se fazem identificar pelas roupas da época.

A temporalidade evolui da esquerda para direita, de um momento situado na Vila Rica, intercalada pelos personagens do século 18, direcionados ao foco da dita narrativa, uma atualidade caracterizada por uma geometria mais encorpada, mostrando transformações do tempo, espaço e civilização.

Projeto Portinari
A exposição “Candido Portinari - Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga” entra em sua segunda fase no dia 20 de março e vai até o dia 6 de maio. Nesta etapa, 37 réplicas do acervo do pintor modernista, cedidas pelo Instituto Portinari, vão compor um novo espaço da exposição: a galeria “O Brasil de Portinari”.

Em mais de 35 anos, o Projeto Portinari é dedicado ao levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização da obra e vida do pintor. Mais informações sobre acervo estão disponíveis no site do instituto. www.portinari.org.br.

SERVIÇO
Exposição Candido Portinari
Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga
9 de janeiro a 11 de março (1ª fase)
20 de março a 6 de maio de 2018 (2ª fase)
Terça a sábado, 10h às 21h
Galeria Hideo Kobayashi - Centro Cultural Usiminas
Entrada Franca
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário