Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de fevereiro, de 2018 | 08:15

Ipatinguenses premiados por brincar

Projeto cultural ganhou distinção através da The Awesome Foundation

O projeto ipatinguense “Se Essa Rua Fosse Minha”, que promove ações de resgate da cultura popular das brincadeiras de rua, foi premiado em janeiro pela The Awesome Foundation Minas Gerais.

Divulgação
Lumma Siqueira e Douglas Evangelista, com crianças no Bairro ForquilhaLumma Siqueira e Douglas Evangelista, com crianças no Bairro Forquilha
Em 2017, a iniciativa dos arte-educadores Lumma Siqueira e Douglas Evangelista, recebeu destaque na cidade. Atualmente, há inúmeras brincadeiras pintadas nas ruas da região do Vale do Aço.

As brincadeiras incluem amarelinhas, campo de pique-bandeira e futebol, balsa de birosca, caracol e queimada. E uma lista de pedidos de moradores chegam a todo momento nas redes sociais do projeto.

“Quando lemos sobre o projeto, pouco antes do Natal de 2017, não tivemos dúvida alguma de que este seria o projeto contemplado de janeiro. Todos nós tivemos infância e a ideia de resgatar as brincadeiras de rua para que as crianças brinquem "soltas" por aí, como antigamente, nos encantou", diz Renato Orozco, um dos curadores da entidade.

Divulgação
As crianças pulam amarelinha na praça do Cidade Nobre, em IpatingaAs crianças pulam amarelinha na praça do Cidade Nobre, em Ipatinga
A The Awesome Foundation é uma organização não-governamental presente em 17 países. No Brasil, tem unidades em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A fundação distribui apoios financeiros mensais, premiando projetos e iniciativas que contribuam para o desenvolvimento social, artístico e científico.

O projeto usa a tecnologia do geoprocessamento. O mapa das brincadeiras está disponível no Google Maps e é atualizado a cada ação promovida.

Com a premiação, Lumma e Douglas vão desenvolver ações do “Se Essa Rua Fosse Minha” nos municípios circunvizinhos ao Vale do Aço e bairros de Ipatinga que ainda não receberam as brincadeiras. Novas ações, como o Cinema na Praça, revitalização de espaços públicos e gincanas educativas já estão no cronograma para este ano.

Acesse o mapa das brincadeiras disponíveis no Google Maps
https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1vVlZt49rsIt6jAe3r9Jdf98KqDg&ll=-19.506154846198065%2C-42.58242941103288&z=9
https://www.facebook.com/SeEssaRuaFosseMinhaIpa/
https://www.awesomefoundation.org/pt/projects/87479-se-essa-rua-fosse-minha
https://medium.com/awesome-foundation-brasil
https://www.facebook.com/awesomefoundationmg/.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

16 de fevereiro, 2018 | 22:52

“Parabéns ao casal de arte-educadores pelo projeto e pela merecida premiação.”

Envie seu Comentário