Expo Usipa 2024 02 - 728x90

11 de fevereiro, de 2018 | 10:08

Fabriciano amplia ações de preservação ambiental

Iniciativas abrangem reativação do Codema e lançamento de um calendário verde

Através da Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, a Prefeitura de Coronel Fabriciano ampliou as suas ações de preservação ambiental em 2018. Em janeiro houve a posse dos membros do Conselho Municipal Deliberativo de Meio Ambiente (Codema), que foi reestruturado e reativado em 2017 e tem o objetivo de zelar pela preservação ambiental e proteção da ecologia do município.

Os 16 conselheiros foram eleitos na 4° Conferência Municipal de Meio Ambiente e são representantes da sociedade civil e esfera pública, entidades de classe, clubes de serviço e administração municipal, entre outros.
O Departamento de Meio Ambiente lançou também o calendário verde do ano de 2018, que servirá de base para a programação de eventos e ações voltadas à temática, além da distribuição em escolas e blitz ecológicas ambientais.

ACS PMCF
Voluntário e funcionários se uniram no plantioVoluntário e funcionários se uniram no plantio
Ainda em janeiro aconteceu o 1º Encontro com representantes dos imóveis rurais do município, com o objetivo de debater o projeto “Rio Vivo”, uma iniciativa dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Doce, em parceria com a prefeitura, e que visa à recuperação ambiental da bacia.

Com recursos advindos da cobrança pelo uso da água, a iniciativa contempla programas previstos no Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH-Doce), como a manutenção e recuperação de estradas vicinais rurais e áreas degradadas, construção de fossas sépticas para tratamento de esgoto rural e recomposição e monitoramento de áreas de preservação permanente e nascentes. 

Outra ação da prefeitura em 2018 foi o plantio de mudas de árvores na Serra do bairro Recanto Verde, que contou com a participação da Pastoral de Meio Ambiente e Associação Amigos da Biquinha. A iniciativa faz parte do projeto Renasce Fabriciano, lançado em 2017, e que visa a recuperação de nascentes município afora. Desde que foi implantado na cidade, 15 nascentes já foram recuperadas.

E as ações continuam em fevereiro. Na terça-feira (6), comemorou-se o dia do Agente de Defesa Ambiental, responsável por fiscalizar, propor ações e promover a educação ambiental, orientando o público sobre os cuidados existentes para garantir a preservação do meio ambiente. Para comemorar o fato, foi realizada uma blitz educativa com a distribuição de panfletos informativos e mudas de árvores à população.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário