11 de fevereiro, de 2018 | 09:55

Silvicultura de precisão

Sistema otimiza aplicação de adubos nas áreas de plantio

Os solos existentes nas áreas que a Cenibra utiliza são considerados de baixa fertilidade natural. Neles, os teores de nutrientes estão abaixo dos considerados necessários para um adequado crescimento das culturas agrícolas e florestais. Por isso, o cultivo dessas áreas exige a aplicação de alguns nutrientes, com aplicação de adubos.

Sem isso, dificilmente a produção vegetal seria sustentável. Portanto, garantir a qualidade da atividade de adubação é de grande importância para obter a produtividade esperada para os plantios de eucalipto da empresa. Visando melhorar ainda mais o padrão de qualidade da atividade, a Cenibra firmou parceria com uma das empresas pioneiras no ramo da chamada “Silvicultura de Precisão”.

ACS Cenibra
Controle nos processos garante boas florestas e proteção ambientalControle nos processos garante boas florestas e proteção ambiental
A tecnologia adquirida atua por meio de softwares que ajustam a aplicação do adubo a partir da velocidade e rotação do trator. Além de gerar dados em tempo real para o operador, faz o mapeamento de toda a área aplicada. Essas informações vão para um sistema online, onde os usuários acessam relatórios que informam a real quantidade de adubo que foi aplicada e os rendimentos da atividade, além de produzir mapas de aplicação informando o local exato onde ele foi aplicado.

Com essas informações, o supervisor gerencia melhor as operações, corrigindo falhas e melhorando o planejamento das futuras aplicações.

Em 2018, usando a tecnologia de Silvicultura de Precisão, a Cenibra fará o controle de toda a aplicação mecanizada de adubo e controle parcial de outros insumos do processo florestal. Serão 42 máquinas monitoradas, o que representa 51% da frota da silvicultura e quase 19 mil hectares avaliados.

Os resultados esperados com o uso dessa tecnologia são a otimização do uso de fertilizantes, garantindo a aplicação das doses recomendadas nos locais certos, e a melhoria na homogeneidade dos plantios.

A matéria-prima da produção da celulose Cenibra provém de seus plantios, de forma sustentável e renovável. Para o plantio, a limpeza da área é feita sem o uso do fogo e o revolvimento do solo ocorre somente na região da cova, técnica conhecida como “cultivo mínimo”.

A nutrição da floresta é garantida com adubações recomendadas a partir do monitoramento da disponibilidade dos nutrientes no solo e sua concentração na planta.

Aliados aos trabalhos de nutrição de plantas, outros projetos de pesquisa e desenvolvimento são realizados nas áreas de melhoramento genético, proteção florestal, balanço hídrico e mato–competição. O Brasil é considerado o maior detentor de tecnologia para o cultivo de florestas do mundo e a Cenibra sempre esteve na vanguarda do processo de desenvolvimento desta tecnologia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário