07 de fevereiro, de 2018 | 17:20
Ipatinga registra 222,2 mm de chuva em seis dias
Estudos meteorológicos apontam para redução da chuva e estiagem na região a partir desta quinta-feira
Alex Ferreira
Acumulado da chuva fez transbordar a lagoa do Parque Ipanema, situação que não era vista há alguns anos
Acumulado da chuva fez transbordar a lagoa do Parque Ipanema, situação que não era vista há alguns anos Em seis dias o acumulado da chuva atingiu 222,2 milímetros em Ipatinga. É o que mostram dados apurados pelo Diário do Aço junto a Estação da Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar e Meteorologia (RAMQAM) de Ipatinga localizada no bairro Cariru. O dia 4 de fevereiro, domingo, registrou o recorde de 88 mm, conforme os dados técnicos. Já nas 24 horas de terça-feira o acumulado chegou a 37,4 mm.
Nesta quarta-feira, como resultado do acumulado da chuva em Ipatinga a lagoa do Parque Ipanema transbordou e a água escoou pela pista de caminhada na parte baixa do parque. A cheia não era vista há alguns anos, em função da estiagem que assola a região.
Estiagem
Na antevéspera do Carnaval, entretanto, a previsão é de redução do período chuvoso no Vale do Aço. Conforme o Centro De Previsão De Tempo E Estudos Climáticos (Cpetec) para esta quinta-feira a previsão é de sol pela manhã e ocorrência de pancadas de chuva a partir da tarde. Para sexta-feira, sábado e domingo o tempo fica entre parcialmente nublado a nublado, mas com pouca possibilidade de chuva significativa.
Preocupação com enchente
Nesta quarta-feira havia preocupação da Gerência de Prevenção de Riscos e Defesa Civil de Coronel Fabriciano com a cheia do rio Piracicaba. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) enviou alerta sobre a possibilidade de inundações às margens do rio Piracicaba. Nesta quarta-feira o nível do rio atingiu 5,92 metros, segundo a estação fluviométrica Mário de Carvalho, perto do nível de transbordamento de 6,20 metros.
Havia apreensão também por parte dos moradores do distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo. Com a possibilidade da abertura de novas comportas na barragem da Usina Hidrelétrica de Sá Carvalho, o rio Piracicaba poderia transbordar de quarta-feira para esta quinta-feira e inundar casas na rua João Pedreiro, a via que fica mais próxima do curso dágua.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]










