07 de fevereiro, de 2018 | 15:15

Cine Belas Artes exibe documentário

Filme celebra vida e obra da mineira Maria Helena Andrés, de 95 anos

Ascom Cultura MG
Maria Helena Andrés e o prêmio da ABCAMaria Helena Andrés e o prêmio da ABCA
Realizado pelo Instituto Maria Helena Andrés e o Laboratório Innovatio da EBA/UFMG, o documentário Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência, que conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura, apresenta as múltiplas facetas da artista, como os trabalhos voltados para a escrita e os desenvolvidos como educadora e blogueira.

Durante a carreira, Maria experimentou linguagens como a pintura, desenho, gravura, colagem, escultura e fotografia, e recebeu inúmeros prêmios e homenagens, entre elas a concedida pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) por sua trajetória artística. O filme vai estrear no dia 17 de fevereiro, às 11h, no Cine Belas Artes, em Belo Horizonte.

Dirigido pelo professor Evandro Lemos da Cunha e co-dirigido por Danilo Vilaça, o documentário contou com a participação de vários colaboradores, constituindo uma construção de múltiplos olhares.

Ascom Cultura MG
Uma das obras da artista Maria HelenaUma das obras da artista Maria Helena
Para Marília Andrés Ribeiro, presidente do Instituto Maria Helena Andrés e filha da artista, o filme é uma importante homenagem a uma das figuras mais significativas do meio artístico do país.

“O documentário é uma justa celebração e ganha ainda muito mais força pelo fato de ela estar presente e poder vivenciar a importância e o impacto de seu trabalho.

Estou muito feliz por podermos registrar esta trajetória artística que dura cerca de 70 anos e que foi fundamental para o estabelecimento de certos movimentos no Brasil, como o movimento construtivo nos anos 50”, explica Marília.

A artista também se dedicou à educação artística e publicou vários livros de reflexão sobre arte, educação, filosofia oriental e intercâmbios culturais entre o Brasil e a Índia.

Atualmente, Maria Helena Andrés escreve semanalmente dois blogs sobre arte, artistas, patrimônio cultural, ecologia, ioga e a vida em família (Minha Vida de Artista e Memórias e Viagens), que podem ser acessados no site mariahelenaandres.blogspot.com.br.

SERVIÇO:
Estreia do documentário
Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência
Cine Belas Artes
Rua Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes
Belo Horizonte
Dia 17 de fevereiro – 11h
Entrada Gratuita
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário