07 de fevereiro, de 2018 | 09:54

Histórias que contam e encantam

Novos livros do Projeto Contos Locais já estão em fase de finalização

Divulgação/Dani Dornelas/ACS Ceni
O projeto Contos Locais é produzido por Éderson CaldasO projeto Contos Locais é produzido por Éderson Caldas
As histórias que delineiam a cultura e tradição de Guanhães, Divinolândia de Minas e Virginópolis, foram criteriosamente pesquisadas por estudantes das respectivas cidades e transformadas em contos pelo escritor Cristiano Augusto Lopes.

Em fase de diagramação e finalização, os livros do Projeto Contos Locais têm previsão de lançamento no primeiro semestre deste ano.

A iniciativa é uma realização da MC Produção, conduzido por Éderson Caldas, e viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cenibra.

As etapas do projeto consistiram no despertar da arte de contar histórias e valorizar a cultura regional.

Divulgação/Dani Dornelas/ACS Ceni
Para isso, foram realizadas sondagens e oficinas de contação de história com professores, dinâmica e orientação para pesquisa para os estudantes, bem como acompanhamento pedagógico durante todo o processo.

As ações desenvolvidas podem ser verificadas na página do Projeto no Facebook - https://pt-br.facebook.com/ContosLocais.

“A arte de contar histórias proporciona ensinar aos ouvintes valores como a amizade, respeito, sinceridade, generosidade, modéstia e lealdade, tudo de uma forma simples e atrativa.

Além disso, a iniciativa leva a conhecer e resgatar a cultura regional, promovendo a apropriação da história de um local e um povo”, diz Janaína Dantas, coordenadora pedagógica do projeto.

"O Contos Locais está na segunda edição, e publicará um livro sobre cada cidade, com desenhos e contos resultantes da pesquisa dos estudantes da rede pública de ensino.

Em 2016, Belo Oriente, Açucena e Santa Bárbara foram as cidades contempladas. Este investimento cultural estimula a educação como algo natural, atrativo e transformador", conclui o produtor executivo do projeto, Éderson Caldas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ana Virgínia Cândido

11 de maio, 2018 | 01:55

“Parabéns por esse belo projeto. Gostaria muito de adquirir os livros. Sou Contadora de Histórias e a minha família é dessa região.”

Envie seu Comentário