06 de fevereiro, de 2018 | 20:03

Flip Paraty 2018 homenageará Hilda Hilst

Cidade do litoral sul do Rio de Janeiro sedia uma das mais importantes feiras literárias do mundo

Cada edição presta homenagem a um autor brasileiro – uma maneira de preservar, perpetuar, difundir e valorizar a língua portuguesa e a literatura do Brasil. Já preparou sua viagem em  2018?Cada edição presta homenagem a um autor brasileiro – uma maneira de preservar, perpetuar, difundir e valorizar a língua portuguesa e a literatura do Brasil. Já preparou sua viagem em 2018?

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), anunciou que a homenageada da sua 16ª edição, 25 a 29 de julho, será a escritora Hilda Hilst (1930-2004), poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira e considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do Século XX.

Depois de homenagear Lima Barreto autor cuja obra dialoga com as questões sociais e políticas de seu tempo, a escolha da vez foi por uma escritora que fez sua literatura em torno de temas como o amor, a morte, Deus, a finitude e a transcendência.

Cada edição presta homenagem a um autor brasileiro – uma maneira de preservar, perpetuar, difundir e valorizar a língua portuguesa e a literatura do Brasil. Leitora de Samuel Beckett, Friedrich Hölderlin, Fernando Pessoa, Rainer Maria Rilke, René Char e Saint-John Perse, ela escreveu poesia, ficção, teatro e crônica, resultando em uma obra singular na segunda metade do século XX.
Localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, Paraty recebe milhares de turistas para a FlipLocalizada no litoral sul do Rio de Janeiro, Paraty recebe milhares de turistas para a Flip


Entre os temas favoritos, destacam-se o amor, o sexo, a morte, Deus, a finitude das coisas e a transcendência da alma. Lançou dezenas de livros – o primeiro, aos 20 anos – que foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol, basco, alemão, italiano, norueguês e japonês.

Desde 2003, a Flip oferece todos os anos em Paraty uma experiência única, permeada pela literatura que atrai turistas de todo o mundo para as pousadas em Paraty . Às margens do rio Perequê-Açu, numa tenda especialmente montada para a festa, autores se reúnem em conversas que transitam por múltiplos temas, como teatro, cinema e ciência.

Quem quiser economizar pode aproveitar para se hospedar em um hostel em Paraty , são mais de 10 opções na cidade com café da manhã, wi-fi e opções de quartos coletivos ou individuais.

Fernando Lemos
Hilda Hilst (1930-2004), poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileiraHilda Hilst (1930-2004), poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário