O calendário da moda

Wagner Penna e as novidades do mundo fashion

BEAGÁ FASHION

O primeiro trimestre de 2018 será super fashion, ao menos no circuito dos showrooms de pronta-entrega, em Beagá. O fato é que a maioria das grifes instaladas no polo do bairro do Prado e seus arredores já está realizando a sua prévia de inverno 18 até o final de janeiro.

Depois, vem a pausa do Carnaval. Em 19 de fevereiro começam os lançamentos unificados, promovidos pelos associados da Associação Mineira das Empresas de Moda (AMEM), uma espécie de abertura oficial dos lançamentos invernais da pronta-entrega mineira.

Quando março chegar, entre os dias 6 e 16, vai acontecer o Trend Now. Para encerrar, no dia 26 de março vai começar o BH-A-Porter, com os compradores sendo levados até à cidade. A partir daí o inverno já estará com força total nas araras das lojas.

Divulgação


O carnaval 18 da Salinas


SENA
A semana de alta-costura em Paris teve uma nota inesperada: as inundações da cidade. Embora não tenha afetado diretamente os desfiles programados, o fato é que a subida do nível das águas do rio Sena gerou suspense, pois alcançou quase seis metros, considerada crítica e com risco de inundar até museus famosos.

Enquanto a chuva caia lá fora, a turma dos fashionistas continuava contabilizando os paetês, babados e fuxicos que, atualmente, mandam mais na moda do que a boa costura. É a chamada água na fervura.

TOPFLASH
E por falar no assunto desfile, as coisas estão mesmo mudando. Nos desfiles masculinos de Londres muitas marcas resolveram mostrar seus lançamentos somente através das redes sociais.

Mas em Paris, o sempre criativo John Galliano, atualmente na Maison Margiella, fez desfile onde os fios mudavam de cor a cada flash dos smartphones, chegando aos usuários em tons bem diferentes daqueles vistos a olho nu na passarela.

Um truque bacanérrimo, já que o tom que ele queria mostrar era mesmo o que foi alterado’ pelas luzes das sedentas bloguetes, sitetes e instagrameiras inundando o mundo com as suas views milionárias. É a moda sob o olhar high tech, literalmente.

VAIVÉM

* Com um coquetel no Ouro Minas Hotel, em Beagá, a Coopermoda lançou o novo formato da BH-à-Porter, a temporada de vendas que encerra os lançamentos das estações na cidade. Comandando o encontro, a presidente da entidade, Nalva Santos. ***

* A nova coleção inverno 18 da grife Fleche d’Or foi toda fotografada em Nova York. O clima invernal pegou a todos por lá: a temperatura estava baixíssima e, como as fotos foram feitas na ponte do Brooklyn, a sensação de frio era polar. À frente de tudo, o casal Sabrina Costa e Wallace Gonçalves, proprietários da marca. ***

* Uma iniciativa interessante da marca Elizabeth Marques, que enviou um material com instruções sobre como conservar bem uma roupa de festa, principal produto da grife. Uma delas é que roupas com pedrarias têm que ser guardadas dobradas e com papel de seda protegendo as dobras. Assim, o investimento fashion da cliente dura mais. ***

PONTO FINAL

Contabilizado os números finais da Couromoda, a feira de sapatos & bolsas em São Paulo, dizem que a maioria das marcas vendeu produção para três meses. E mais: o aumento real das vendas nos estandes chegou a 3%, descontando inflação e baixas anteriores.

Em algumas grifes, o percentual de vendas na feira ampliou até 25% em relação ao evento anterior, um recorde. Ótimo sinal para a moda, já que a Couromoda é um termômetro do setor para o ano que se inicia. Amém!
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