25 de janeiro, de 2018 | 17:41
Luminárias de LED já chegam a 4 mil na rede pública de Ipatinga
Os investimentos realizados pelo município, oriundos da Taxa de Contribuição para Serviços de Iluminação Pública (Cosip), já viabilizaram a implantação de 4 mil luminárias de LED na cidade
Divulgação
O programa pretende concluir a substituição de 100% das lâmpadas convencionais do município até o fim deste ano
Com o objetivo de modernizar todo o sistema de iluminação de Ipatinga, fazendo a substituição das lâmpadas convencionais por luminárias de LED, a administração municipal realiza encontros setoriais com a comunidade. Nestas plenárias é apresentado às lideranças e moradores dos bairros o Programa 'Mais Luz, Mais Segurança'. Os investimentos realizados pelo município, oriundos da Taxa de Contribuição para Serviços de Iluminação Pública (Cosip), já viabilizaram a implantação de 4 mil luminárias de LED na cidade.
Iniciado há um mês, o programa, que tem como tema Ipatinga mais iluminada e segura, pretende concluir a substituição de 100% das lâmpadas convencionais do município até o fim deste ano. Elas são em número de 25 mil.
A troca representa uma economia de cerca de 30% no consumo de energia, além de evitar a manutenção constante que tem sido necessária, já que as lâmpadas da rede atual sofrem os efeitos da ação do tempo.
A modernização foi iniciada pelos pontos referenciados pela Polícia Militar e Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseps), além daqueles indicados pela população durante as reuniões e também pelos telefones da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma): 3829-8080 e 0800-285-4443.
No começo da semana, o encontro foi realizado com os moradores das comunidades dos bairros Chácaras Madalena, Recanto e Vila Formosa. Nesta quarta (24), com a comunidade do bairro São Francisco, e nesta quinta-feira (25), no bairro Bela Vista.
Aprovação
Maria Neli da Silva Ferreira, moradora do bairro Chácaras Madalena, diz que está gostando muito do Programa. As ruas estão ótimas com mais claridade. Aqui na avenida Tucanuçu já podemos sair à noite sem perigo algum. Estamos satisfeitos”, afirmou.
Rosilane de Pinho Lage, presidente da Associação de Moradores do bairro Recanto, avaliou que a substituição tem ajudado muito na segurança pública. Era uma reivindicação antiga e agora estamos sendo atendidos. Os moradores estão vibrando onde as lâmpadas estão sendo trocadas. O melhor: com utilização da taxa da Cosip vemos nossos impostos sendo revertidos em melhorias. Isto tem favorecido, inclusive, na busca da polícia por criminosos”, comenta.
Outro bairro atendido pelo Programa é o Nova Esperança. Para o secretário da Associação de Moradores, Marcélio de Oliveira, já é possível sentir a diferença na redução da criminalidade. Nós recebemos com muita alegria esta mudança no nosso bairro. Havia ruas bem escuras, com péssima iluminação. E já percebemos que não tem mais concentração de grupos de meliantes nelas. Eles se afastam dos locais onde há mais luminosidade. Aguardamos, com ansiedade, a conclusão do serviço em todo o bairro”, comemora.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]