25 de janeiro, de 2018 | 11:35

Correios celebram hoje 355 anos dos serviços e dia do carteiro

Serviços postais existem no Brasil desde a época da Colônia Portuguesa e se adequaram para atender novas exigências de entrega de encomendas do e-comerce e documentos

Várias atividades marcam a comemoração dos 355 anos dos serviços postais no Brasil. Hoje também é celebrado o dia do carteiro, em memória a criação do Correio-Mor no Brasil, em 1663, cujo primeiro titular foi Luiz Gomes da Matta Neto, que já era o Correio-Mor do Reino, em Portugal. Com a sua nomeação, começou a funcionar os Correios no Brasil como uma organização paraestatal e qualificado para receber e expedir toda correspondência do Reino.

Atualmente a Empresa Brasileira de Correios (EBCT) conta com cerca de 106 mil funcionários. Destes, 57 mil são carteiros, profissionais responsáveis pela entrega anual de bilhões de objetos postais em todos os cantos do país, atividade com desempenho reconhecido por variadas premiações e pesquisas.

Embora a modernidade praticamente tenha extinguido a troca de correspondência por cartas entre as pessoas, a emissão de documentos e entrega de objetos via e-comerce encontra na logística da empresa pública federal um meio para fazer chegar aos mais distantes centros urbanos do Brasil as encomendas de um negócio que não para de crescer, a venda a distância de produtos e serviços.

Em 2017, foi entregue à empresa o prêmio de Confiança, realizado pela revista Seleções. A homenagem foi concedida pelo 15º ano consecutivo, reafirmando que a instituição é uma das mais confiáveis no país.

Novidades

Em clima de festa, os Correios também anunciou o lançamento de uma nova ferramenta que comunica o profissional com o cliente. A partir do recurso, o usuário poderá acompanhar as encomendas e registrar os objetos por meio da identificação do CPF ou CNPJ, dispensando a obrigatoriedade de informar o código do objeto.

A função é gratuita e todo o conteúdo poderá ser acessado pela página de rastreamento no site dos Correio, basta criar previamente um cadastro.

Origem da profissão

Como principal nome da profissão destaca-se o mensageiro Paulo Bregaro, responsável por entregar a D. Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, correspondência da Imperatriz Leopoldina informando sobre novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. De fato, este foi o primeiro serviço da profissão que viria se firmar como "carteiro".

Ao recebê-la, às margens do Riacho do Ipiranga, D. Pedro reagiu às imposições da Corte e declarou no ato a Independência do Brasil. Por seu feito, Paulo Bregaro é o patrono dos Correios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário