16 de janeiro, de 2018 | 18:19
SAMU Regional começa a sair do papel
A partir do mês de fevereiro, será iniciada a implantação do sistema de telefonia (192) em 14 municípios consorciado
A primeira reunião ordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales) em 2018, realizada na manhã desta terça-feira (16) no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, em Ipatinga, discutiu questões importantes para a saúde regional.A partir do mês de fevereiro, será iniciada a implantação do sistema de telefonia (192) em 14 municípios consorciados, para atendimento de urgência e emergência. A regulação das chamadas será feita pelos profissionais do SAMU na Central de Ipatinga. Outra questão é o início das capacitações promovidas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), também de Ipatinga, para técnicos das Secretarias de Saúde das cidades consorciadas. As ações marcam, efetivamente, o início da organização técnico-operacional dos municípios para a implantação do SAMU Regional. As capacitações terão custo zero para os municípios.
O presidente do Cisvales e prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, reforçou a importância de um trabalho com credibilidade e transparência para o alcance de resultados efetivos na implantação do serviço no Vale do Aço e microrregião de Caratinga.
Na mesma assembleia, cinco municípios confirmaram adesão ao Cisvales: Imbé de Minas, Vargem Alegre, Dionísio, Naque e Pingo dÁgua.
o secretário-geral do Consórcio e prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário, reforçou a importância do NEP que irá contribuir no treinamento dos profissionais da saúde. O que começamos aqui já é uma etapa do serviço assegurado pelo Cisvales. Os trabalhos do SAMU Regional para benefício dos municípios pactuados já começaram”, reforçou.
Economia
Em sua fala, o coordenador do SAMU de Ipatinga, Tiago Tessaro, salientou que com a transferência da Central do SAMU de Ipatinga para dentro das dependências do Hospital Municipal gera-se uma economia de infraestrutura aos municípios consorciados de aproximadamente R$ 2 milhões. Assim como o treinamento que será realizado pelos profissionais do SAMU de Ipatinga, através do Núcleo de Educação Permanente, irá poupar cerca de R$ 800 mil dos cofres das cidades pactuadas. Tudo isso demonstra o empenho da atual diretoria do Cisvales para estruturar a rede de assistência de urgência e emergência com contenção de gastos e resolutividade”, pontua.
Escolas
Outro projeto a ser desenvolvido no Território Vale do Aço e microrregião de Caratinga é o SAMU nas Escolas. Em Ipatinga, no ano passado, mais de 1.700 adolescentes de 17 escolas do município foram instruídos sobre a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, quando acioná-lo, os perigos dos trotes e as técnicas de primeiros-socorros.
Ao final da reunião realizada nesta terça-feira, os prefeitos participantes da assembleia do Cisvales percorreram as novas instalações do SAMU de Ipatinga onde já funciona a Central de Regulação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















Anonimo
18 de janeiro, 2018 | 11:21com certeza terao que fazer outro processo seletivo pois, os aprovados a maioria estao trabalhando, e duvido que irao pedir demicao de seus empregos pra fazer o curso de capacitacao sem a garantia verdadeira de quando irao comecar a trabalhar, em uberlandia, governador valadares, por exemplo, muitos pediram demicao de seus empregos fizeram o treinameto e estao ate hoje desempregados esperando, qual a garantia que teremos disso nao acontecer por aqui tambem? a nao ser que deem esse treinamento aos domingos, para nao sermos mais preojudicados do ja estamos, porque fazer treinamento e ficar mais anos desempregados esperando sair e complicado..”
Geraldo
18 de janeiro, 2018 | 04:04Será um grande avanço, esperamos este Samu desde 2016 quando, até então se dizia que seria contratação imediata, é uma população carente que clama por este serviço e os candidatos que aguardam o tão sonhado emprego.
Assim espero, apesar que ninguém confirma data, se quer disseram quais serão os 14 municípios que será iniciada a implantação do serviço 192. Infelizmente não confirmam nada para nós, mas esperamos que em ano eleitoral, todos os políticos se empenham neste serviço, pois se não inaugurar até julho já era!!”
Maria
17 de janeiro, 2018 | 11:59Espero que finalmente chamem todos os aprovados no processo seletivo que aconteceu em maio de 2016.Tem muita gente esperando por isso.”
Reinaldo
17 de janeiro, 2018 | 07:16Gostaria de saber, se quem foi aprovado , no processo seletivo , será chamado para a sequencia do processo, ou se haverá outro ?”
Anônimo
16 de janeiro, 2018 | 23:24E o que será dos atuais servidores que trabalham no SAMU de ipatinga?
São servidores concursados e o CISVALES vai entrar com mão de obra própria no Regime de CLT.”
Tiago de Castro
16 de janeiro, 2018 | 22:17Muito bom, parabéns, parece que até que enfim os governantes estão reconhecendo que o dinheiro publico não vem do ralo e que os recursos estão escassos, espero que realmente seja um começo para administração publica a pulso firme...”