Camara Ipatinga Ouvidoria 728x90

16 de janeiro, de 2018 | 18:05

Campeonato Mineiro

Divulgação
A temporada 2018 do Campeonato Mineiro terá início hoje (17), com a mesma expectativa dos anos anteriores. Ou seja, os clubes do interior vão tentar não ser rebaixados e buscar alguns recursos da televisão, além da chance de faturar com os jogos contra os grandes da capital. Para Atlético, Cruzeiro e América nada irá mudar, pois o campeonato estadual serve apenas para a montagem e acerto das equipes para as disputas nacionais.

O campeonato tinha uma fórmula que dava certo há vários anos, mas os clubes decidiram mudá-la nesta temporada. E para mim, a ideia deles piora a competição, já que os 12 clubes vão se enfrentar em turno único, e oito delas vão se classificar para a próxima fase. Em um campeonato que é deficitário para todos, mudar a fórmula de disputa só trará prejuízos para os clubes, como acontece todos os anos.

O Cruzeiro vai estrear hoje contra o Tupi, às 21h45, no Mineirão, enquanto o Atlético vai enfrentar o Boa Esporte nesta quinta-feira (18), às 19h30, em Varginha. Acredito que Atlético e Cruzeiro devem disputar o título estadual de novo. E o América vai correr por fora, prometendo buscar mais uma vez o título da temporada, com as boas contratações e a boa campanha no campeonato brasileiro da série B 2017, na qual campeão.

DESPESAS
Reforçando a tese de que o Campeonato Mineiro é deficitário e os clubes não buscam alternativas para melhorar suas arrecadações, vamos explanar o que os clubes precisam pagar para disputar a competição. O artigo 46 do Regulamento do Campeonato tem a seguinte redação:

- Da renda bruta de cada partida serão feitas as seguintes deduções: I - 10% (dez por cento) para a FMF, sendo que, em jogos no interior, esta última poderá, a seu critério, repassar 1,5% (um e meio por cento) para a respectiva liga de futebol amador local, desde que esta esteja regular perante a FMF; II - Remuneração (taxa, diária e transporte) do quadro móvel designado; III - 20% (vinte por cento) de INSS sobre o valor do item II; IV - Seguro do público presente, no valor de R$ 0,05 (cinco centavos) por ingresso;

V - 5% (cinco por cento) de INSS; VI - Alíquota correspondente ao ISS de cada uma das cidades, salvo comprovada isenção ou inexigibilidade; VII - Remuneração (taxa, diária e transporte) da arbitragem designada; VIII - 20% (vinte por cento) de INSS sobre o valor do item VII; IX - Taxa de R$18,00 (dezoito reais) para cada um dos membros da equipe de arbitragem referente ao seguro;

X - Aluguel do campo, quando for o caso; XI - Fundo para controle de doping - 5% para os clubes que tenham firmado acordo de parcelamento referente aos débitos existentes com o INSS; XII - Notas fiscais de serviços eventualmente prestados ao evento; XIII - Despesas com médicos, enfermeiros e ambulâncias; XIV - Despesas com emissão de ingressos.

OPORTUNIDADES
É muito bom ver vários garotos que vieram da base participando das equipes profissionais do Vale do Aço, e outros que estão nos clubes da capital e espalhados pelo país, em busca de seu espaço dentro destes clubes.

Fica a expectativa de que os clubes estejam dando condições para que todos estes jogadores participem dos treinamentos, e que tenham chance de buscar um lugar na equipe principal. Que haja igualdade no tratamento com os profissionais, como concentração, material esportivo, transporte para o treinamento. Ficamos na torcida para que possam ser revelados bons jogadores para o nosso futebol.

MÓDULO II
Social e Ipatinga continuam se preparando para o Campeonato Mineiro do Módulo II, buscando reforços para tentar o acesso nesta temporada e ainda apostando em novos jogadores para formar o elenco.

E como falta bom senso da Federação Mineira de Futebol, Ipatinga e Social estarão em campo na primeira rodada, com o Ipatinga jogando no Ipatingão, contra o Guarani de Divinópolis, e o Social recebendo o Tupynambás no estádio Louis Ensch, em Coronel Fabriciano, as 16h.

Há uma grande expectativa para a estreia destes dois clubes no campeonato, principalmente pela rivalidade saudável que existe entre as duas equipes. O jogo entre Ipatinga e Social será no Ipatingão, na terceira rodada, dia 28 de fevereiro, e esperamos que as duas equipes estejam bem colocadas na competição para uma grande partida.

ESPAÇO
Um espaço que precisa ser aproveitado pelo município é aquele que por muitos anos foi usado para a prática do Bicicross, que está abandonado há vários anos, sem nenhuma solução.

O local poderia receber recursos para construção de espaços para a prática de várias modalidades do esporte especializado. O caminho que falta é a força política que o Vale do Aço tanto precisa para receber mais recursos para o esporte amador.

LEMBRANÇAS
Raimundo Martins foi uma das referências no futebol amador do Vale do Aço. Vindo da cidade de Mesquita, Raimundo jogou no Comercial e outras equipes de empreiteiras da cidade, e depois defendeu o Ipatinga até o ano de 1967.

Raimundo afirma que o futebol só lhe trouxe coisas boas, porque foi através dele que conseguiu os empregos de sua vida. Raimundo Martins também fez parte da equipe do Ipaminas, que foi campeão ipatinguense.

[email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


Mais Lidas