Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de janeiro, de 2018 | 09:23

Norte-americanas x Francesas

O ti-ti-ti da moda nos comentários de Wagner Penna

TÊXTEIS
A moda mineira vive momento decisivo para a sua sobrevivência. A saber: com o imposto estadual pesando muito mais do que os cobrados por outros estados sobre o produto têxtil, muitas confecções - e tecelagens também - estão levando sua produção para fora de Minas Gerais.

A menos que haja alguma reação, será o fim do caminho. O fato já aconteceu com o setor de sapatos, destroçando a nossa indústria calçadista que, praticamente, não existe mais.

O pior é que, na soma geral, o peso do imposto têxtil é pouco, mas o número de empregos gerados pelo setor é enorme, pois essa indústria é muito artesanal. Uma pena.

Divulgação
Proposta da Maria Filó para sair no Carnaval 18Proposta da Maria Filó para sair no Carnaval 18
SAPATO
A semana fashion marca a realização da Couromoda, em São Paulo, com os lançamentos em sapatos, bolsa e complementos para o inverno 18. Mas o movimento por lá será bem maior que isso.

Um deles é a expô da Assintecal, chamada Inspira Mais, com lançamentos dos componentes para a indústria de moda, desde o sapato até o vestido, passando pelas bijuterias. O evento cresceu muito nos últimos anos.

Tem, inclusive, uma prévia do verão 19 organizada pelo estilista Walter Rodrigues, que participa do evento desde o início. E são muitos, os mineiros que participam desse acontecimento.

TAPETE
Circo dos horrores, festa das bruxas, velório fashion e muitos outros nomes desse tipo são definições que os internautas deram para a entrega do Globo de Ouro, nos EUA, semana passada.

Tudo porque uma turma de atrizes combinou de ir vestida de preto, em sinal de protesto contra o assédio masculino. A verdade é que foi a moda que mais saiu perdendo na confusão, pois o tapete vermelho da festa ficou sem graça.

Mas o assunto explodiu mesmo, quando algumas mulheres francesas publicaram um manifesto contra a posição das norte-americanas, que querem transformar qualquer paquera em assédio sexual. Esse assunto ainda vai longe.

////

VAIVÉM
* O produtor Rodrigo Cezário promove a palestra Semeia Moda 2018, na qual vai falar sobre as oportunidades do setor para esse ano em Minas Gerais.

O evento é dirigido aos iniciantes ou àqueles que pretendam investir no setor, e vai ser realizada no espaço A Casa, em Beagá. Maiores informações no site do programa. ***

* O estilista Vitor Zerbinato, que brilhou com seu desfile durante a Minas Trend, assinou o vestido que a atriz Sharon Stone usou na entrega do Globo de Ouro, em Hollywood. O rapaz está feliz da vida. ***

* A grife de sapatos Arezzo, que é mineira de nascimento, está lançando nas vitrines sapatos com trabalhos incríveis de tressê, macramê, crochê e outras tramas sofisticadas. É, de longe, a rede de lojas especializada em calçados femininos com o melhor produto do momento. Vale a pena conferir. ***

* O Carnaval já vem chegando e as coleções para os bloquinhos também. Uma das primeiras a revelar as suas propostas para a festa de Momo foi a grife Maria Filó, unindo arranjos de cabeça com roupas leves, como maiôs, shorts e saias curtas, para cair na folia. ***

PONTO FINAL - O mês de janeiro marca os lançamentos internacionais para o verão de 2019 no eixo Londres, Milão e Paris. Começa com o vaivém da moda masculina e segue com a alta-costura feminina.

Mais do que roupa, o que se vê nessa temporada é a tendência de trocar os desfiles por filmes e vídeos ou registros dinâmicos para as redes sociais. Fica mais barato e alcança um universo muito maior. Amém.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário