05 de janeiro, de 2018 | 15:33

Exame confirma que morte em Brumadinho foi por febre amarela

O homem de 51 anos iniciou os sintomas no dia do Natal e morreu no dia 31 de dezembro

Divulgação
Em Brumadinho, 84% da população já estaria vacinada contra a doençaEm Brumadinho, 84% da população já estaria vacinada contra a doença
Foi confirmada nesta sexta-feira (5) a morte de um homem de 51 anos, morador da zona rural de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, por febre amarela. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Conforme nota publicada pela pasta, ela foi notificada no dia 2 de janeiro deste ano de dois casos suspeitos de doença febril aguda na área rural do município, ambos do sexo masculino, sendo um de 51 e outro de 37 anos.

"O paciente de 51 anos, que iniciou sintomas em 25 de dezembro de 2017 e foi a óbito no dia 31 de dezembro de 2017, apresentou resultado reagente para febre amarela pela metodologia PCR, realizada pela Fundação Ezequiel Dias/IOM", diz o texto.

Já o outro paciente, que tinha suspeita inicial de dengue, foi transferido e está internado na cidade de Serra, no Espírito Santo, ainda sendo acompanhado pela SES. Neste caso ainda é aguardada a confirmação do resultado do exame.

Desde o início das suspeitas, já passaram a ser promovidas ações de prevenção e controle contra a febre amarela nos municípios afetados e limítrofes.

"Dentre as ações desenvolvidas nas localidades, destacam-se: intensificação da vacinação rotina, conforme o Calendário Básico de Vacinação; intensificação da vigilância de epizootias de primatas não humanos (morte de macacos); investigação entomológica (de insetos) e vigilância laboratorial das síndromes febris icterohemorrágicas (SFIHA)", completa a secretaria.

Vacinação

Ainda de acordo com a nota, a cobertura vacinal acumulada (2007 a 2017) de febre amarela no município de Brumadinho está em torno de 84,12%, com estimativa de 5.570 pessoas não vacinadas.

(Com informações: O Tempo)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário