Expo Usipa 2024 02 - 728x90

02 de janeiro, de 2018 | 16:56

PM recupera dois dos seis fugitivos do presídio de Barão de Cocais

A dupla pegou carona em um carro de uma família em uma estrada vicinal, mas o veículo acabou abordado quando chegava na cidade

Divulgação/ PM
Os fugitivos estavam em um carro de uma família que deu carona para elesOs fugitivos estavam em um carro de uma família que deu carona para eles
Menos de 24h após a fuga de seis detentos do Presídio de Barão de Cocais, na região Central de Minas Gerais, a Polícia Militar (PM) conseguiu recapturar dois dos fugitivos na MG-129, na chegada de Itabira, cidade da mesma região. A dupla, identificada como Wallace Valadares Junior, de 18 anos, e Rogério Gonçalves, de 26, estava no carro de uma família após pegarem carona em uma estrada de terra.

O tenente Wellington Ribeiro Caldeira, que é comandante da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) da região de Itabira, conta que era por volta das 23h quando um Fiat Palio com placa de Santa Bárbara foi parado na rodovia. "Após a fuga nós recebemos a informação e as fotos dos seis foragidos. Com isso fizemos a operação voltada para todo tipo de crime, mas, claro, também com as vistas voltadas para estes criminosos", lembra.

Durante a abordagem ao veículo, os policiais desconfiaram dos passageiros e, durante conversa com eles, foi informado pelo motorista que dois dos presentes pegaram carona em uma estrada vicinal e que iriam ficar próximo ao bairro Chapada, em Itabira.

Quando interrogavam os suspeitos, os militares viram que eles estavam com os pés machucados, provavelmente tendo se ferido durante a fuga. "Eles foram conduzidos para o hospital da cidade e foi feito contato com o presídio, que enviou agentes para fazerem a escolta dos fugitivos. Temos consciência de que essa prisão foi muito importante, pois eram dois criminosos já condenados por homicídio e assalto a mão armada, e que viriam para Itabira e poderiam voltar a cometer estes crimes", disse, aliviado, o tenente Caldeira.

Com os foragidos foram apreendidos R$ 160 em dinheiro e um celular. Além disso, o motorista do carro onde os suspeitos estavam também foi autuado, uma vez que não possuía carteira de habilitação.

Mais cedo, agentes do Presídio de Barão de Cocais afirmaram para O TEMPO que um colega deles saiu algemado na noite de segunda-feira supostamente por ter facilitado a fuga dos detentos. Porém, a informação foi negada pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP).

A pasta informou por meio de uma nota que já "instaurou uma Investigação Preliminar interna e está apurando administrativamente o ocorrido".

A fuga

Um agente penitenciário da unidade, que preferiu não ser identificado, contou que a fuga aconteceu por volta de 1h20, quando os servidores avistaram alguns presos já sobre o telhado da unidade. Na hora, haviam apenas oito agentes no local, enquanto mais de 200 presos estavam no Presídio, que tem capacidade para 67 detentos.

Eles serraram a grade da cela e também uma do pátio, conseguindo chegar até o telhado usando uma "teresa", que é uma corda improvisada com cobertores e outros panos. Ao todo, dez presos participaram da fuga, sendo que dois deles foram pegos ainda dentro do presídio e outros dois presos pela Polícia Militar (PM) em um matagal próximo à unidade.

A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) confirmou a fuga por meio de uma nota. "A direção-geral da unidade instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias da fuga e a Vara de Execuções Penais da Comarca será comunicada oficialmente sobre o fato", disse a pasta.

(Com informações: O Tempo)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário