Expo Usipa 2024 02 - 728x90

28 de dezembro, de 2017 | 16:46

Cuidados de beleza no verão

Frutas e sol, uma combinação que pode ser literalmente quente!

GB Imagem
O verão pede bebidas refrescantes. O limão é uma fruta bem popular nos dias quentes, mas sol e limão pode manchar a pele e causar queimadurasO verão pede bebidas refrescantes. O limão é uma fruta bem popular nos dias quentes, mas sol e limão pode manchar a pele e causar queimaduras
As frutas fazem bem para a saúde e são saborosas, mas nem tudo é alegria quando se fala nelas. Algumas, mesmo sendo saudáveis, podem causar manchas na pele, principalmente no verão. Os dermatologistas explicam que, além de manchar, também podem causar queimaduras de até terceiro grau.

Verão combina com praia, piscina, cervejas e sucos gelados. Mas no caso de limonadas e laranjadas, deve-se tomar alguns cuidados. Frutas como limão, laranja, mexerica, morango e figo são responsáveis, muitas vezes, por causar fitofotodermatose, um tipo de dermatose causada pelo contato com frutas cítricas ou extratos das plantas e posterior exposição ao sol.

O contato não se dá com a planta em si, mas muitas vezes um espinho, uma seiva ou as substâncias presentes nas cascas do limão, tangerina, laranja e figo, por exemplo. A dermatose ocorre nas áreas de contato com essas substâncias e que recebem a irradiação do sol.

GB Imagem
Piscina pede suco geladinho. Aproveite o sabor das frutas cítricas, mas evite o contato com a pele e posterior exposição ao solPiscina pede suco geladinho. Aproveite o sabor das frutas cítricas, mas evite o contato com a pele e posterior exposição ao sol
Geralmente, surgem nas 24 horas seguintes, promovendo um processo inflamatório, e caracterizam-se por eritema como uma queimadura, às vezes com formação de vesículas e bolhas. Pode surgir infecção secundária na evolução, mas a característica principal das fitofotodermatoses é a pigmentação, que pode durar várias semanas.

As manchas de pele são acastanhadas e a aplicação do limão sobre a pele, por exemplo, pode produzir queimaduras de até 3º grau. Neste caso, a primeira medida é lavar muito bem com água e sabão de pH neutro. Os cremes à base de pró-Vitamina B5 ou ácido pantotênico fazem uma oclusão e ajudam a restabelecer a barreira da pele.

Neste caso, use roupas de material 100% natural, como o algodão. E será necessário administrar analgésicos e até antibióticos via oral. Para tratar as bolhas, adote pomadas à base de antibióticos locais e muita hidratação.

Para evitar a fitofotodermatose nos dias de verão, cuidado ao manusear frutas cítricas e alimentos como cenoura, arruda, aipo, salsinha, coentro, erva-doce, que liberam substâncias que podem manchar e queimar a pele, após exposição solar.

Cuidado com passeios no campo, fazenda e sítios, no contato com plantas e vegetais através da seiva, casca e espinhos. Sempre que manusear qualquer uma dessas substâncias é preciso lavar com água e sabão, para que todos os resíduos sejam retirados.

Algumas vezes há respingos em braços, abdômen, rosto, e isso pode gerar queimaduras. Faça também aplicação ou reaplicação dos filtros solares físicos para proteger a pele.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário