27 de dezembro, de 2017 | 17:03

Novas trilhas facilitam acesso a cachoeiras em parques mineiros

Veja como ficaram acessos às cachoeiras, do Tabuleiro e Rabo de Cavalo, no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro

Divulgação IEF
Cachoeira do Tabuleiro, a terceira maior do país, teve acesso reconstruído e ganhou miranteCachoeira do Tabuleiro, a terceira maior do país, teve acesso reconstruído e ganhou mirante

Dois dos mais importantes atrativos turísticos de Minas Gerais ganharam novas estruturas de acesso, o que vai facilitar a chegada de visitantes às cachoeiras de Tabuleiro e Rabo de Cavalo, no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro. Na unidade de conservação localizada na Região Central de Minas Gerais, os turistas contam agora com escadas, corrimãos e pontes nos trechos de difícil acesso do percurso até às quedas d’água.

As estruturas foram inauguradas neste mês de dezembro, em solenidade que marcou também o retorno da visitação à Cachoeira de Tabuleiro. O ponto turístico estava com acesso fechado desde maio deste ano para a realização de obras de readequação das trilhas. O acesso à cachoeira Rabo de Cavalo já existia, mas foi reestruturado e entregue ao público em julho deste ano.

As mudanças nas duas trilhas buscam dar mais segurança a quem visita as cachoeiras, além de melhorar questões relacionadas à localização dos pontos de visitação. Para isso, foram instalados corrimãos, pontes, escadas e placas, além de ter sido refeita toda a drenagem dos principais pontos do terreno.

“As novas estruturas permitem melhor acessibilidade e maior segurança aos visitantes. O projeto de readequação tem também sinalização, com informações sobre fauna, flora e geologia do local”, afirma a analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Cristiane Froes, que é responsável pelo acompanhamento do projeto de trilhas da reserva ambiental.

A recuperação das trilhas é fruto da parceria entre IEF, Prefeitura de Conceição de Mato Dentro e a mineradora Anglo American. Os recursos investidos no projeto – cerca de R$ 1 milhão – são provenientes de condicionantes estabelecidas no licenciamento ambiental de empreendimento Minas-Rio, da empresa, na região.

Tabuleiro
O Parque Estadual da Serra do Intendente está localizado no distrito de Tabuleiro, no município de Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas, a cerca de 260 quilômetros de Belo Horizonte. Tabuleiro é a maior cachoeira do estado, com 273 metros de altura, e a terceira maior do país. O primeiro lugar nacional é ocupado pela cachoeira do Aracá, no Amazonas, com 365 metros, e, em segundo lugar fica a cachoeira da Fumaça, na Bahia, com 340 metros.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário