21 de dezembro, de 2017 | 17:20

Verão tem início, com previsão de temperatura abaixo da média

Para meteorologista, influência do fenômeno climático La Niña indica que as temperaturas ficarão abaixo da média, principalmente nas regiões Central, Leste, Vale do Aço e Zona da Mata



O verão 2017 teve início às 14h28 desta quinta-feira (21) e vai até 20 de março do ano que vem. Com a chegada da estação, caracterizada pelas altas temperaturas e chuvas mais constantes e volumosas, a Cemig informa a previsão do tempo para Minas Gerais e destaca que, neste período, o clima estará sob influência do fenômeno La Niña.

O meteorologista da Cemig Arthur Chaves Paiva Neto, explica que nesta estação, a influência do La Niña indica que as temperaturas ficarão abaixo da média, principalmente nas regiões Central, Leste, Vale do Aço e Zona da Mata.

Nas demais regiões mineiras, as temperaturas devem ficar dentro da média. Segundo o meteorologista, o mês mais quente, quando comparado com sua média histórica, será janeiro, enquanto que fevereiro será o mês da estação com a menor temperatura em comparação com os outros anos.

O La Niña é um fenômeno natural que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. A temperatura das água oceânica influencia no regime de temperaturas e chuvas em todo o globo terrestre.

Chuvas

Ao longo do verão, estão previstas chuvas ligeiramente acima da média na Zona da Mata, Leste e Sul de Minas, principalmente em fevereiro e março. Já para o Norte de Minas, são esperadas chuvas abaixo da média, enquanto, que nas demais regiões, elas ficarão dentro da normalidade. Com relação aos meses, em janeiro, as precipitações devem ficar abaixo da média na maioria das regiões, enquanto fevereiro deve ser bastante chuvoso.

Regiões do estado

Veja abaixo a previsão de temperaturas mínimas, máximas e médias para sua região durante o verão.





Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário