18 de dezembro, de 2017 | 07:45

Catas Altas vai receber maior telescópio para uso educacional da América Latina

Escolha da cidade está relacionada com a proximidade a Belo Horizonte e características especiais para estudos astronômicos

Em breve, a cidade de Catas Altas irá receber o maior telescópio para uso educacional da América Latina. O projeto foi aprovado em reunião, no último dia 22 de novembro, quando estiveram presentes no município os representantes da Universidade Federal de Minas Gerais, que ficará responsável pelo funcionamento.
Divulgação
O professor do Departamento de Física da UFMG e Coordenador do grupo de astronomia da universidade, Renato Las Casas, informou que Catas Altas foi escolhida para sediar a estação de observação “pela boa qualidade do céu e sua proximidade da cidade com  Belo Horizonte”O professor do Departamento de Física da UFMG e Coordenador do grupo de astronomia da universidade, Renato Las Casas, informou que Catas Altas foi escolhida para sediar a estação de observação “pela boa qualidade do céu e sua proximidade da cidade com Belo Horizonte”


Os projetos arquitetônico e executivo começarão a ser elaborados no ano que vem e as obras terão início em 2019 com previsão de conclusão em dois anos. A expectativa será a de receber cerca de três mil alunos por mês assim que estiver em funcionamento.

O professor do Departamento de Física da UFMG e Coordenador do grupo de astronomia da universidade, Renato Las Casas, informou que Catas Altas foi escolhida para sediar a estação de observação “pela boa qualidade do céu e sua proximidade da cidade com Belo Horizonte”.

Além disso, foi levada em consideração, a tendência turística da cidade ligada ao uso do observatório e a possível expansão da UFMG com a implantação de cursos técnicos para a região.

“Esse projeto irá trazer um benefício gigantesco para nossa cidade. Ele é multidisciplinar, envolvendo diversas áreas, como o turismo e a educação. Além disso, vai envolver nossa comunidade, principalmente, nossos adolescentes e jovens que poderão ter uma ocupação”, ressalta o prefeito José Alves Parreira.

O vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães completa que a economia local também será muito beneficiada. “Conseguiremos criar uma nova fonte de renda para o município, através do turismo pedagógico e de toda a movimentação que, direta e indiretamente, ele vai acabar gerando”, explica.

Quando estiver em funcionamento, o telescópio, que é supermoderno e conta com possibilidade de acesso remoto, irá servir para as atividades do curso de astronomia da UFMG e realizações de minicursos abertos à população, muitos deles gratuitos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário