Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de dezembro, de 2017 | 17:59

Minas Gerais tem o segundo maior número de inscritos no Enem Socioeducativo

A prova é realizada por estudantes em 16 unidades socioeducativas das diferentes regiões do estado

Divulgação
A preparação para o exame aconteceu ao longo de todo o ano nas escolas formais montadas dentro dos centros socioeducativos de Minas GeraisA preparação para o exame aconteceu ao longo de todo o ano nas escolas formais montadas dentro dos centros socioeducativos de Minas Gerais
O sonho de conquistar um diploma universitário é compartilhado por 152 jovens em cumprimento de medida nos centros socioeducativos de Minas Gerais. Eles fazem, desde ontem, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), que termina nesta quarta-feira (13), aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A prova é realizada por estudantes em 16 unidades socioeducativas das diferentes regiões do estado.

Com os 152 inscritos, que representam 9,5% do total de jovens em cumprimento de medida de internação no estado, Minas Gerais fica com a segunda colocação do país, atrás apenas do Rio de Janeiro (10,5%). O dado leva em conta a proporcionalidade entre jovens inscritos e o total da população socioeducativa, considerando a variedade numérica de internos entre os estados.

O Enem PPL destina-se apenas a adolescentes que concluíram ou estão na última série do ensino médio. Aqueles com 18 anos ou mais, que buscam a certificação do ensino médio, participarão do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional), cujos testes serão nos dias 19 e 20 de dezembro.

A preparação para o exame aconteceu ao longo de todo o ano nas escolas formais montadas dentro dos centros socioeducativos de Minas Gerais. Atualmente, 100% das unidades de Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) possuem escolas que seguem o material didático da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Além disso, cada centro socioeducativo teve autonomia para proporcionar atividades de preparação extra, com auxílio de professores, pedagogos ou agentes socioeducativos das unidades.

A prova

Os adolescentes inscritos no Enem PPL 2017 fizeram farão quatro provas objetivas e uma de redação. Na terça-feira (12), os participantes realizaram provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

No segundo dia, nesta quarta-feira (13), as provas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.

As inscrições no Enem PPL foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada unidade da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo da Sesp. Esses técnicos são responsáveis também por conferir os resultados, comunicá-los aos candidatos e encaminhá-los ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário