11 de dezembro, de 2017 | 15:36

Coronel Fabriciano investe em preservação e conscientização ambiental

Comunicação PMCF
Preservar o meio ambiente e promover ações de conscientização ambiental é prioridade para a Prefeitura de Coronel Fabriciano. Através da Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, é realizada uma gestão que contempla ações contínuas e interligadas às políticas da área.

A 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente está programada para o dia 14 de dezembro, com o tema Consumo Consciente: Reduzir, Reutilizar e Reciclar – Ferramentas de uma Cidade Sustentável. O evento terá participação de representantes do setor público, empresarial e sociedade civil organizada.

O processo começou na primeira semana de dezembro, com as pré-conferências municipais em cinco regiões, onde firam retiradas as diretrizes ambientais municipais para a discussão na 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e, posteriormente, gestão do Conselho Municipal para o biênio 2018-2020.

Comunicação PMCF
Mãos na Terra
A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, juntamente com a Emater e as Secretarias de Governança Educacional, Obras e Serviços Urbanos e o Departamento de Meio Ambiente, implantou nas escolas da rede municipal o Projeto Mãos na Terra: Alimentação Escolar Sustentável.

A ação consiste nem implantar composteiras para produzir adubo orgânico, que será utilizado na horta da instituição. O objetivo é contribuir para a educação alimentar e promover a integração entre alunos e a escola, além de promover a relevância e cuidado com a natureza.

Inicialmente, sete escolas municipais participam do projeto: Maria da Conceição Ataíde, Vereador Nicanor Ataíde, Raimunda Coura De Barcellos, Boa Vista, Argeu Brandão, Senador Zé Alencar e Professor Paulo Freire.

Os alunos do 5º ao 9º ano, junto com a equipe de professores e funcionários, são responsáveis pelo processo de tratamento do lixo orgânico, compostagem e plantio de hortaliças e ervas aromáticas.

Comunicação PMCF
Restos de alimentos de origem orgânica, como cascas de ovos, arroz, sementes, borra de café, cascas de vegetais e frutas serão utilizados para produção do adubo.

O Projeto Mãos na Terra tem parceria com o Programa de Cooperação Cidades Sustentáveis, que é responsável pela criação de projetos sustentáveis visando a melhoraria do desenvolvimento do município e a qualidade de vida da população.

Para as escolas que têm o espaço de plantio reduzido, foi adotado o conceito da reciclagem de pneus, que consiste em recolher os pneus descartados e enchê-los com terra para plantar.

Comunicação PMCF
Prevenção a incêndios
Ciente que a prevenção é a primeira linha de defesa contra os incêndios florestais, a PMCF promoveu em outubro o Curso de Brigadistas de Combate a Incêndios Florestais, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Coronel Fabriciano.

O objetivo foi capacitar voluntários ao prévio combate a focos de queimadas, fornecendo treinamentos específicos a membros da sociedade civil, clubes de serviço, ONGs e colaboradores, abordando procedimentos a serem adotados durante queimadas e técnicas no combate a incêndios florestais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário