11 de dezembro, de 2017 | 15:08

Pomar Urbano de Ipatinga

Um investimento com vários benefícios ambientais e sociais

[imagemd19457] Dentro do contexto de recuperação ambiental que vem ocorrendo em várias regiões do município, a Prefeitura de Ipatinga, em parceria com a Infrater, criou o Pomar Urbano, em uma área localizada ao lado do antigo pontilhão de ferro do bairro Veneza.

A ideia é melhorar a arborização urbana, com o sombreamento para a população do entorno, proporcionar benefícios na composição do meio ambiente, manter uma nova área de lazer para a comunidade, além do fornecimento gratuito de frutas quando as mudas alcançarem a maturidade.

O Pomar servirá ainda de abrigo e ponto de alimentação para os animais, principalmente pássaros. No local, foram plantadas 84 mudas de laranja campista, laranja serra d’água, laranja Bahia, tangerina pokan, limão Tahiti, acerola, jambo vermelho, caju, biribiri, amora e jamelão.

Para a criação deste Pomar Urbano, foi feita a preparação do terreno com uso de adubos químico e orgânico. Também foi usado o hidrogel – composto usado para assegurar a umidade necessária ao desenvolvimento das mudas.

Estacas foram ainda usadas para garantir a estabilidade das mudas. A expectativa é que outras duas instalações parecidas ainda sejam criadas no município.

Divulgação/Secom PMI/ACS Infrater
Preservação
O cuidado da atual Administração com o meio ambiente também se reflete nos parques e jardins da cidade. As árvores secas ou doentes, que podem gerar risco para a segurança da população, estão sendo substituídas por outras de igual valor ambiental, dentro de um programa que passa a ser permanente.

A iniciativa inclui também a poda de árvores, a recuperação de gramados e o plantio de novas espécies, entre nativas e ornamentais, cultivadas no Viveiro Municipal.

Os objetivos são garantir a recomposição ambiental nestas áreas, manter o sombreamento das ruas e embelezar os espaços públicos, além de contrabalançar as altas temperaturas na cidade em boa parte do ano.

Entre as espécies mais comuns usadas estão: sapucaia, quaresmeira, caroba, calistemo, sibipiruna, aroeira salsa, coração de negro, palmeira de leque e licuri, camarão roxo, flamboyant mirim, pau ferro, resedás, guapuruvus e outras.

A Prefeitura de Ipatinga, contudo, pede a colaboração de todos para garantir a manutenção dos serviços realizados e a preservação das espécies.

Evitar o descarte de lixo e entulho nos gramados, canteiros centrais e mananciais hídricos e evitar que os animais de grande porte, tais como equinos e asininos fiquem soltos, precisam estar entre os principais cuidados a serem tomados pela população, a fim de manter a cidade limpa e arborizada.

As denúncias de irregularidades em áreas públicas podem ser feitas de forma sigilosa, pelo Disque Denúncia: 98587-5724.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário