09 de dezembro, de 2017 | 19:41

Novo mirante é inaugurado no Pico Jacroá, Marliéria

Dezenas de pessoas passaram a manhã de sábado no alto da serra para acompanhar inauguração

Fotos: Alex Ferreira
Mirante foi inaugurado na manhã deste sábado, no Pico Jacroá, em Marliéria Mirante foi inaugurado na manhã deste sábado, no Pico Jacroá, em Marliéria

Com a trégua da chuva, na manhã deste sábado, e diante um cenário favorecido com o verde da Mata Atlântica ao fundo, dezenas de pessoas acompanharam a inauguração do novo mirante no Pico do Jacroá, em Marliéria.

A construção promete ser um novo atrativo turístico do Vale do Aço e cartão postal do município de Marliéria. Localizada no ponto culminante do município, a instalação foi feita obedecendo a critérios de acessibilidade e permite a contemplação da grandeza do Parque Estadual do Rio Doce. A inauguração foi uma das atividades da comemoração dos 64 anos da emancipação política e administrativa de Marliéria, lembrados neste dia 9 de dezembro.

Ao terminar o descerramento da placa inaugural, o prefeito, Geraldo Magela Borges de Castro, o Lalado, explicou em entrevista ao Diário do Aço que o novo mirante foi construído porque o antigo, feito em madeira, ficou pendurado em um barranco depois da paralisação da construção da Estrada-Parque Dom Helvécio, de responsabilidade do governo estadual.

"Essa obra, que inclui o mirante e a infraestrutura de acesso e instalações ao redor, foi feita com recurso do Ministério do Turismo (R$ 439 mil) e a prefeitura entrou com cerca de R$ 65 mil como contrapartida. É mais um incentivo para o turismo, que tende a crescer em nosso município", enfatizou.
Na placa, a frase atribuída ao desbravador francês, Guido Marlière  Na placa, a frase atribuída ao desbravador francês, Guido Marlière "Je crois en Dieu!" (eu creio em Deus, na tradução do francês)


O prefeito acrescentou que em sua gestão, já no segundo mandato, foram encaminhados vários pedidos ao governo estadual, para que sejam retomadas as obras de pavimentação da Estrada-Parque, que liga a sede do município ao Parque Estadual do Rio Doce.

De um trecho de aproximadamente 18 quilômetros apenas cinco foram pavimentados e ficou sem conclusão a parte do calçamento projetado para a área da subida e descida da serra.

Marco

O marlierense Domingos Sávio Castro, explica que o pico Jacroá situa-se em um ponto central de Marliéria e é um marco geográfico entre a área de serras do município e a planície permeada por lagoas na abrangência do Parque Estadual do Rio Doce e entorno. "Aqui de cima avista-se quase 80% da área do Parque Estadual do Rio Doce".

O gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius de Assis Moreira, destaca a inauguração do novo mirante como muito importante para o turista que procura a contemplaçao da natureza.

"O parque é uma referência, está pronto para receber turistas, mas precisamos de uma abordagem estratégica para a implantação do turismo no seu entorno, no sentido de desenvolver emprego e renda nos municípios de abrangência, que são Marliéria, Timóteo e Dionísio. E o mirante é uma janela que se abre. É o parque se apresentando para o turista a partir de Marliéria, um estímulo para a visitação ao parque e nos atrativos do seu entorno", concluiu.

Rota de ciclistas

Grupos de ciclistas de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo prestigiaram a inauguração. O Pico do Jacroá é uma antiga rota utilizada pelos ciclistas das modalidades Cicloturismo e competição de Mountain Bike, que normalmente saem de Timóteo, contornam a serra pelo Jacroá, passam por Cava Grande e retornam a Timóteo. O percurso soma pouco mais de 100 quilômetros.

Construção
Deck ao redor do térreo do mirante será usada por uma lanchonete a ser instalada no local por meio de uma parceria público-privadaDeck ao redor do térreo do mirante será usada por uma lanchonete a ser instalada no local por meio de uma parceria público-privada


Com três pavimentos, o mirante terá um bar no térreo, cercado por um deck. O comércio deverá funcionar pela modalidade de licitação pública. A parceria público-privada deverá assegurar que o vencedor explore o ponto que tem grande potencial comercial e responsabilizar-se pela manutenção e vigilância do patrimônio público.

O equipamento é composto, no segundo piso por um salão e, no terceiro piso, o terraço, local ideal para quem gosta de fotografias em grandes planos.

Lá do alto é possível avistar quase a totalidade do vale entre os municípios de Dionísio e Timóteo, com a maior parte da área preservada de Mata Atlântica no Parque Estadual do Rio Doce. O acesso ao segundo piso foi contemplado com uma rampa para cadeirantes.


Como chegar
O acesso ao mirante do Jacroá é feito pela Estrada-Parque Dom Helvécio, cuja entrada fica ao lado da Igreja Matriz de Marliéria, na Praça JK. Do centro até à entrada são três quilômetros de subida na serra. Na medida em que vence o aclive o visitante já poderá contemplar os vales entre as serras que cercam a cidade.

Na virada da estrada-parque há o caminho que leva ao mirante. É uma subida íngreme com calçamento em bloquetes de concreto. Um estacionamento foi construído à direita, entretanto, carros transportando idosos com dificuldade de locomoção e pessoas com deficiência poderão trafegar até à base do mirante.
Ciclistas saíram cedo de várias cidades do Vale do Aço para acompanhar a inauguração em um local que já é rota dos praticantes do cicloturismo e mountain bikeCiclistas saíram cedo de várias cidades do Vale do Aço para acompanhar a inauguração em um local que já é rota dos praticantes do cicloturismo e mountain bike


Depois da visita ao mirante o turista ainda poderá seguir pela estrada-parque até a portaria do Parque Estadual do Rio Doce. O percurso total é de 18 quilômetros. Parte da estrada, fora da serra, é pavimentada.

Origem do nome

Há várias versões para a origem de Jacroá, o nome dado ao ponto culminante em Marliéria. Dentre elas, duas destacam-se com mais frequência.

Na mais repetida, o desbravador francês, Guido Tomás Marlière, passava pela região no começo do século XIX e, ao avistar à sua frente o vale que descortinava plenamente coberto pelo manto da floresta em meio às lagoas, teria professado a sua fé: "Je crois en Dieu!" (eu creio em Deus, na tradução do francês). Os nativos que o acompanhavam passaram a se referir ao local como Jacroá.

A outra versão, também aceita por pesquisadores, tem origem nativa. Os botocudos, índios que habitavam a região, referiam-se a "jacroá" como um lugar qualquer onde houvessem matas, lagoas, bem como um ponto alto de onde pudessem ser avistadas.

Independentemente da origem, o Pico do Jacroá está hoje à disposição de novos visitantes que poderão contemplar a grandeza preservada da mata atlântica de Minas Gerais e bradar os seus sentimentos, como o fez Guido Tomás Marlière há quase dois séculos.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Selma Araújo

14 de dezembro, 2017 | 09:45

“Em breve, mais um local para esconder bandidos e para o consumo de drogas! Sem utilidade alguma a população.”

Elson

14 de dezembro, 2017 | 09:43

“Mais um elefante branco!”

Karol

10 de dezembro, 2017 | 17:55

“Enquanto isso Timóteo tem o Pico Ana Moura, até mais bonito que o Pico Jacroá. O problema é que o Ana Moura está rodeado por bandidos. A pessoa sobe para visitar o atrativo e os bandidos vão atrás. Minha prima foi lá com os amigos há um ano e meio e quase morreu. Tinha um pivete de uns 15 anos segurando um revolver que segundo ela tremia a mão com a arma engatilhada. Perderam câmeras, celulares, aliança de casamento, cordão, brinco, carteiras. Pergunta se acharam os bandidos? Háaaa. Tá.”

Nilton Barreto dos Santos

10 de dezembro, 2017 | 17:39

“E irônico e engraçado ao mesmo tempo. Enquanto Marliéria avança no turismo com o novo mirante no pico do Jacroá, Fabriciano patina com um turismo só pra inglês ver, na Serra dos Cocais.”

Ex Vereador

10 de dezembro, 2017 | 14:19

“Viva o mirante da Babilonia! Viva os babilônios! Mirante para eles e barro para nós!”

Envie seu Comentário