Expo Usipa 2024 02 - 728x90

09 de dezembro, de 2017 | 07:45

PC implementa “Investigador Mirim” para crianças carentes no Morada do Vale

Policiais civis de Fabriciano participam do projeto voltado em aproximar a polícia com a comunidade

Fotos: Divulgação Polícia Civil
A investigadora Elisângela passa para seu público infantil a importância da polícia na sociedadeA investigadora Elisângela passa para seu público infantil a importância da polícia na sociedade

Os policiais civis da Delegacia de Coronel Fabriciano, realizaram mais uma etapa do Projeto “Investigador Mirim”, na última quinta-feira (07), e antecipou parte das comemorações de fim de ano para centenas de crianças carentes, e ligadas à Fundação Comunitária Fabricianense (Funcelfa, a antiga “Cidade do Menor”), no bairro Morada do Vale, entidade que atende mais de 400 crianças, além da Escola Municipal Dom Lelis Lara.

O projeto, idealizado pela investigadora Elisângela Damasceno, lotada na Delegacia de Fabriciano, objetiva a aproximação da comunidade com a Polícia Civil, bem como o estabelecimento de uma relação de confiança destas crianças carentes com os policiais.

Segundo o delegado Vinícius Ferreira, além da aproximação, um dos ideais é mostrar uma imagem do “Policial Herói”. A medida visa, por omissão do Estado (o qual não se faz presente para as camadas mais pobres da comunidade), combater a inversão de valores e cultivar os verdadeiros heróis pautados pela legalidade.

“(É) Fruto da realidade lhes imposta, onde o parâmetro de heroísmo e coragem é muitas vezes atribuído de forma equivocada à criminosos de suas respectivas comunidades, que até serem presos ou mortos por outros criminosos, ostentam os proveitos ilícitos de uma vida criminosa, e assim aliciam crianças e adolescentes para o ingresso no mundo do crime”, explicou o delegado.

A ideia do Projeto passa ainda por “quebrar” um estigma que muita destas crianças guardam em relação à polícia, na medida em que por vezes, algumas destas tem o primeiro contato com policiais justamente no momento em que estes estão cumprindo ordens de prisão contra seus familiares em suas residências. Esta “impressão negativa” é que tendem a carregar por toda a vida, caso isto não seja trabalhado de forma devida.

Roupas táticas e armados
A execução do Projeto na Funcelfa e na Escola Dom Lelis Lara envolveu a presença de vários policiais civis trajados com roupas táticas (utilizadas comumente em operações policiais), viaturas caracterizadas e armamento bélico da própria Polícia Civil.
As crianças ganharam um “distintivo” no projeto Investigador Mirim no final da palestraAs crianças ganharam um “distintivo” no projeto Investigador Mirim no final da palestra


A investigadora Elisângela, de forma lúdica e interativa, falou para as crianças sobre as atribuições da Polícia Civil, a importância de cada um na promoção da segurança pública, e finalmente sobre a preservação de valores, como o respeito mútuo. No final, todas foram presenteadas com um distintivo simbólico de “Investigador Mirim”, e liberadas para uma festa organizada na Funcelfa, com direito a bolo, pipoca, algodão doce, e “pula-pula”.

A apresentação dos policiais, que ocorreu nos turnos matutino e vespertino, foi focada nos alunos cursando o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O projeto é mais um desdobramento de uma série de atividades que vêm sendo desenvolvidas pela Polícia Civil na região, com o objetivo de aproximar a comunidade da polícia, e conta também


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário