Expo Usipa 2024 02 - 728x90

04 de dezembro, de 2017 | 20:22

Enchentes deixam parcialmente isoladas seis cidades da Zona da Mata mineira

BR-262, principal ligação entre Belo Horizonte e Vitória foi fechada por causa de inundação provocada na Bacia do Rio Doce pela chuva

A BR-262 em Rio Casca foi fechada na tarde desta segunda-feira, em trecho na Zona da Mata mineira. A rodovia é a principal ligação entre Belo Horizonte e Vitória (ES). A cidade de Rio Casca está sem energia elétrica, telefone e abastecimento de água.
Divulgação PRF
BR-262 foi interditada em Rio CascaBR-262 foi interditada em Rio Casca


Além de Rio Casca, também Santa Cruz do Escalvado, Lajinha, São Pedro dos Ferros, Santo Antônio do Grama e Urucânia foram atingidas pela enchente na Bacia do Rio Doce.

Fotos e vídeos dos estragos nos municípios se espalharam pelas redes sociais. Ainda não há informações sobre desabrigados ou feridos. Em uma das imagens mais impressionantes, casas aparecem apenas com o telhado fora d'água. Em outra, de Santa Cruz do Escalvado, até a prefeitura aparece inundada.

A situação mais crítica é a de Rio Casca, onde moradores estão parcialmente ilhados. A água do rio invadiu casas e fez desabar um trecho da MG-329, ligação com Ponte Nova.

A ponte que corta Rio Casca também foi interditada após um desabamento parcial. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, os moradores que acionaram a corporação relataram que, aproximadamente, 18 pessoas estão ilhadas. Uma equipe dos bombeiros se deslocou nesta segunda-feira para retirar as vítimas. O município está sem energia elétrica e sem redes de internet.


Em Piedade de Ponte Nova, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o temporal provocou inundação na cidade. As águas do Córrego dos Martins saiu de sua calha e atingiram diversas residências na parte baixa da comunidade. Deslizamentos também foram registrados e casas foram atingidas por terras. Famílias foram encaminhadas para as casas de amigos e parentes. A distribuição de água potável foi afetada.

Problemas também foram registrados em Santa Cruz do Escalvado. A chuva provocou a inundação da cidade. Segundo a Cedec, a água do Ribeirão Escalvado saiu da sua calha e atingiu 2,60 metros de altura. Casas foram encobertas. Famílias ficaram ilhadas e foram retiradas por funcionários da prefeitura local.

Outra cidade atingida pelo temporal é Urucânia. Deslizamentos foram registrados nas encostas. Não houve registro de vítimas. Agentes da Defesa Civil local estão percorrendo o município para contabilizar os prejuízos e os danos causados.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


CONSUL COOOPERADOS 02 - 300X250