29 de novembro, de 2017 | 18:08

Bloco de Moda e os bordados mineiros

Wagner Penna e as novidades do mundo fashion

Wéber de Pádua/Divulgação
A moda da Arte Sacra, em versão casualA moda da Arte Sacra, em versão casual
BORDADO
Os bordados criados pela saudosa Lygia Mattos voltaram ao mercado, agora feitos sobre tecidos de fácil manutenção, como o percal. A mostra com o tema foi realizada em Beagá, na loja da Sandra & Márcio, com um catálogo muito bacana assinado pela designer Margareth Marinho.

Só para situar: os bordados da Dona Lygia são tão preciosos que foram parar no enxoval de bebê do príncipe-herdeiro Williams, encomendados aqui pela sua mãe, Lady Di, na época muito amiga da mineira Lucia Flecha de Lima. Obviamente eles estarão, algum dia, numa expô sobre o futuro rei da Inglaterra.

SUSTENTÁVEL
A gente já falou aqui sobre a força que a chamada moda sustentável vem ganhando em todo o mundo. Nem precisa lembrar que a estilista inglesa Stella McCartney é um ícone desse segmento, e que inclusive não trabalha com matéria-prima animal nem com produtos que não integrem a cadeia têxtil do comércio justo.

Pois agora o assunto chegou por aqui, com a Brasil Eco Fashion Week, que aconteceu esta semana em São Paulo. Entre as grifes mineiras por lá, a Doiselle e a Grama. Anteriormente outras tentativas foram feitas, mas não deram certo. Tomara que, desta vez, a coisa ande.

SAPATO
A feira Zero Grau que aconteceu em Gramado, lançando o inverno 2018 em sapato, bolsa & acessórios, foi sucesso total. As vendas superaram as expectativas, com expansão maior nas exportações nas linhas feminina, masculina e infantil.

Um comprador da Espanha, com 500 pontos de vendas em seu país, adquiriu boa quantidade das novidades femininas. O fato é que o setor vai reagindo, tanto pela retomada econômica dentro do Brasil como pelo crescimento lá fora. Afinal, 30% da produção brasileira de calçados é exportada.

O setor faturou mais de R$1 bilhão no último ano, gerando quase 300 mil empregos. Como se vê, nem tudo está perdido!

////

Divulgação
O mineiro Martielo Toledo, sucesso em SPO mineiro Martielo Toledo, sucesso em SP
VAIVÉM
* De fato, o estilista mineiro Martielo Toledo sempre foi multifacetado. Integrante da geração que nos deu também nomes como Ronaldo Fraga, Victor Dzenk e Eduardo Suppes, entre outros, ele segue com suas experimentações criativas.

Esta semana ele abriu a expô Sci-Fi Punk Projects, em São Paulo, mostrando um mix de quadrinhos retrô-futurista, moda, música, arte e tecnologia. ***

* Esta semana o circuito da moda internacional lamentou a morte do estilista Azzedine Alaia. De origem tunisiana, ele fez sucesso em Paris com seus modelos em couros finíssimos, lindos. Uma exposição sobre o seu trabalho, ano passado, na Itália, mostrou bem isso. ***

* Além de ser um dos ícones fashion mais fortes da atualidade, senão o maior deles, a bela Rihanna também brilha como empresária. Sua linha de maquiagem, com 40 tons, foi considerada pela revista ‘Time’ como uma das melhores invenções de 2017, por atender a diversidade. Em quatro meses, a empresa alcançou o valor de 300 milhões de dólares. ***

PONTO FINAL - Próximo ao mês de encerrar o ano, o povo da moda já pode contar pontos positivos na expansão dos seus negócios em 2017. Na verdade, a coisa andou um pouco devagar até meados do ano, mas decolou daí em diante.

A maioria consultada pela coluna disse ter havido um avanço significativo de vendas em relação a 2016, algo impensável até agosto passado. Realmente, o país vai saindo do vermelho. Amém!
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário